sábado, 14 de abril de 2012

Concerto marca lançamento do projeto Sesc Partituras neste sábado


Informe enviado por Gilvan Costa



O Sesc Roraima realiza neste sábado, 14, às 21h, no Teatro Jaber Xaud, o Concerto de lançamento do projeto Sesc Partituras, com Orquestra Sinfônica de Roraima. Serão executadas obras de grandes nomes da música como Alexandre Shubert, César Guerra–Peixe, Alexandre Gomes e outros. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 20h.

O site www.sesc.com.br/sescpartituras contém as obras do acervo do projeto SESC Partituras e funcionará como uma biblioteca virtual de música, que permitirá aos usuários o acesso a composições brasileiras de todas as épocas. 

O site Sesc Partituras contará com um sistema de catalogação e busca eficiente, que permitirá a perfeita visualização e a audição das obras de seu acervo. A consulta será feita por meio de uma ferramenta de busca, com pesquisa pelo título da obra, nome do autor, formação do grupo ou instrumentos. O objetivo é oferecer suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores. 

Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão. Entre as composições disponíveis, destacam-se peças raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando  e Elieri Moura.

Com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros e promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos.
Histórico 

Iniciado em 2007, o então Banco Digital SESC de Partituras possuía um programa de editoração de partituras e um acervo de obras digitalizadas, com pontos de acesso em 17 unidades do SESC, sendo um importante subsídio para pesquisa de estudantes e músicos locais. Em 2010, iniciou-se o processo de reestruturação do projeto, visando a ampliação de seu alcance por meio da criação de um portal, que envolveu equipes de especialistas em editoração, catalogação, direitos autorais, ferramenta de busca na internet.

A programação completa dos concertos de lançamento do site SESC Partituras está disponível em www.sesc.com.br/sescpartituras. Maiores informações pelo 3621-3939 ou pelo e-mail cultura@sescrr.com.br.

Nenhum comentário: