O Coletivo



Em 2007, Boa Vista assistiu a criação do Coletivo TomaRRock, ação que visou a crescimento da cena Rock local por meio de uma associação entre as bandas roraimenses. Dois anos depois, integrantes do Coletivo perceberam que Roraima necessitava de mais iniciativas capazes de contribuir com todos os segmentos da Cultura local. Com intuito de colaborar na construção dessas iniciativas surgiu o Coletivo Canoa Cultural.

Este grupo objetivou a produção e gestão de atividades, interligando vários segmentos culturais como a música, dança, artes visuais, artes cênicas, literatura, cinema e comunicação. Buscando fomentar a Cultura local, auxiliar artistas e profissionais a fazerem a autogestão de seus trabalhos e reunir jovens com o fim de promover a Cultura por meio de projetos voltados ao bem-estar social.

O Canoa é o representante no Estado do Circuito Fora do Eixo, rede nacional de produção e gestão de trabalhos independentes.




Integrantes do Coletivo Canoa Cultural durante a primeira edição 2011 do Circuito Cultural do SEBRAE-RR





CANOA NA ESCOLA, NA PRAÇA E NA ESTRADA

Levar a Cultura para ao maior número de locais no Estado de Roraima. Baseado neste objetivo o Coletivo Canoa Cultural criou em 2009 os projetos itinerantes: Canoa na Praça, na Escola e na Estrada. As ações pretendiam levar debates, oficinas e apresentações culturais para escolas e praças de Boa Vista e dos outros municípios do Estado. 

Em 2010, esses projetos passaram a integrar o Circuito Cultural do SEBRAE-RR. Em parceria com a instituição e os outros grupos que apoiam o Circuito Cultural o Canoa visitou os municípios de Bonfim, Cantá, Mucajaí e Iracema e a Escola São José, em Boa Vista.


WEB TV Canoa Pop - Canoa na Estrada/Circuito Cultural SEBRAE-RR em Bonfim




WEB TV Canoa Pop - Canoa na Estrada/Circuito Cultural SEBRAE-RR no Cantá



Em 2011, a primeira edição do Circuito Cultural SEBRAE-RR/Canoa na Escola foi realizada na Escola Estadual São Vicente de Paula. 



Cicuito Cultural SEBRAE-RR/Canoa na Escola
no Colégio São Vicente de Paula

O Coletivo Canoa leva aos eventos oficinas de bateria, ballet, guitarra, fotografia, stencil, desenho, massa de modelar, skate de dedo, dentre outras, varal de fotografias, exibição de filmes independentes e apresentação de bandas e artistas ligados ao Canoa Cultural.



Oficina de Violão e Guitarra com Vinícius Tocantins
Oficina de Bateria com Cleber Medeiros


Grupo Criart Teatral se apresentando na Escola São Vicente de Paula


Coletivo Canoa e Criart Teatral 

WEB TV Canoa Pop - Banda Elvis From Hell se apresentando no Canoa na Estrada/Circuito Cultural SEBRAE-RR no Município do Cantá



FESTIVAL TOMARROCK

Festival TomaRRock 2010
O Festival TomaRRock chegou a sua 3ª edição em 2010, sendo uma das principais representações multiculturais do Estado. O festival cresce a cada ano, oferecendo shows musicais, esquetes teatrais, mostras de vídeos regionais e fotografia, além de oficinas diversas e mesas redondas que discutem temas variados, com a participação de agentes locais e nacionais.




FESTIVAL GRITO ROCK

Grito Rock Boa Vista-RR


O Grito Rock Boa Vista é considerado o principal festival independente do Estado. Sua 4ª edição em 2011 reuniu um público considerável no Palco Velía Coutinho. Em seus dois dias a população pode assistir shows regionais e nacionais, mostras de vídeo, oficinas, palestras, tudo de forma gratuita.

Oficina de Stencil do Grito Rock Boa Vista-RR 2011

WEB TV Canoa Pop - Grito Rock Boa Vista-RR 2011




Grito Rock Pacaraima-RR


O Grito Rock nunca esteve tão próximo da Venezuela quanto em 2011, neste ano o GR foi realizado pela primeira vez no município de Pacaraima. A cidade, a qual faz fronteira com a Venezuela, recebeu, no dia 8 de março de 2011, sete apresentações musicais, dentre elas a banda Tudo Pelos Ares do Amazonas, a apresentação do Espetáculo Navalha na Carne, da Cia Arteatro e uma apresentação de Dança Aérea realizada por Diego do Coletivo Difusão de Manaus.



WEB TV Canoa Pop - Grito Rock Pacaraima-RR 2011




ROCK DA INDEPENDÊNCIA

Em Roraima, o Dia da Independência do Brasil é comemorado com muito Roquenrou na Orla de Boa Vista. Anualmente no feriado de 7 de setembro, ou em sua véspera, as bandas de Rock locais se reúnem no Anfiteatro de Orla Taumanan e mostram suas composições. O Coletivo Canoa Cultural produz o evento em parceria com as bandas, dando suporte nos de detalhes da produção e trazendo seu bar e a banquinha FDE.


WEB TV Canoa Pop - Rock da Independência 2010





SEDA - SEMANA DO AUDIOVISUAL

Rafael Rolim, do Massa Coletiva-SP, na primeira edição da SEDA de Roraima

A SEDA é um evento criado pelo Circuito Fora do Eixo que tem por objetivo movimentar e fomentar a produção audiovisual dos locais onde é realizada. Boa Vista recebeu sua primeira Semana do Audiovisual em 2010, por meio de uma parceria entre SEBRAE-RR, SESC-RR e Coletivo Canoa Cultural.

Agentes locais, como: Éder Rodrigues e Alex Pizano e representantes do Áudio Visual Fora do Eixo como Rafael Rolim e Jovem, do Massa Coletiva e Michelle Andrews e Allan Gomes, do Coletivo Difusão de Manaus, participaram do evento, que trouxe a população oficinas e debates relacionados a produção audivisual independentes, além, é claro, da exibição de vários filmes.

Allan Gomes e Michelle Andrews, do Coletivo Difusão-AM,
 na primeira edição da SEDA de Roraima


PALCO CANOA CULTURAL

Palco Canoa Cultural na Feira do Empreendedor do SEBRAE-RR/Atual Empreendedor

Em 2010 o Coletivo Canoa Cultural ficou responsável pela organização das apresentaçÕes artísticas que integrariam a Feira do Empreendedor do SEBRAE-RR/Atual Empreendedor (evento realizado em Parceria entre SEBRAE-RR e Faculdade Atual). Esta parte do evento ficou conhecida como Palco Cultural e teve a participação de diversos grupos musicais e teatrais.

Em seis dias de evento vários artistas passaram pelo palco, dentre eles: Halyson Christian, Ostin, JamRock, Quadrilha Arrastão Caipira, Eliakin Rufino, Elvis From hell, Cia Arteatro, Neuber Uchôa, Veludo Branco, Cia Locômbia, Ben Charles, Mr. Jungle, Serginho Barros, Gang do Rap, Iekuana, Euterpe, Sheep, AltF4, Coyotes Voadores do Amazonas, Cabruera da Paraiba, Mini Box Luna do Amapá e Teresa do Rio de Janeiro.



Banda Mini Box Lunar (AP)
Banda Cabruera (PB)