quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CineClube Fora do Eixo inicia suas atividades nesta quinta-feira

O CineClube Fora do Eixo começa duas atividades nesta quinta-feira, 19.09
19.09.2013, a partir das 19h deste dia, o Pontão de Cultura Boa Vista Digital, localizado ao lado da Escola Ayrton Senna, torna-se a nova casa do Audiovisual Independente em Roraima. Nesta data tem início as atividades do CineClube Fora do Eixo, que trará exibições e debates sobre cinema em Boa Vista, todas às quintas-feiras, a partir das 19h, com entrada franca.

Desde a segunda Edição Seda, Semana do Audiovisual, realizada em Boa Vista, quando a agente Fora do Eixo Yasmin Bidim ministrou uma oficina sobre CineClube, o Coletivo Canoa Cultural tinha em seus objetivos a realização de um CineClube em Boa Vista. O Grito Rock 2013 e as quatro Edições da Seda Roraima serviram de laboratório para essa ação, que agora ganha corpo definitivo por meio da criação do Pontão de Cultura Boa Vista Digital e parceria entre Coletivo Canoa, Secult, Sesc, Fetec, Usina Cultura e ABDeC.


Em 2011, na II Edição da Seda, Yasmin Bidim ministrou uma oficina sobre CineClube
Manoel Vilas Boas, assessor de Economia Criativa da Secult-RR falou sobre os objetivos do projeto ‘CineClube Fora do Eixo’. "Por meio do CineClube Fora do Eixo poderemos fazer exibições e debates sobre filmes específicos, que gerem discussões interessantes. Será um lugar interessante para receber aqueles que gostam e fazem cinema em Roraima", afirmou

Animação será a primeira linguagem exibida e debatida no CineClube Fora do Eixo

Uma linguagem cinematográfica amada mundialmente, mas ainda pouco utilizada pelos realizadores roraimenses, a animação, será o tema da primeira exibição e debate do CineClube Fora do Eixo.


Animação será o tema da primeira exibição e debate do CineClube Fora do Eixo
Manoel ainda explicou a importância de dar início as atividades do CineClube tendo como tema essa linguagem. "A produção audiovisual roraimense explora há tempos a linguagem dos documentários e a ficção também vem ganhando cada vez mais espaço. A animação, porém, por mais que exista algum tipo de produção ele não é tão difundida e explorada como em outros lugares. Esperamos que com esta sessão e debate de estréia o CineClube traga amantes e realizadores interessados em assistir e discutir o presente, passado e principalmente o futuro da animação em Roraima.

Durante o evento serão exibidos 10 curtas nacionais que fazem parte do acervo do Sesc/RR. 'Guerra dos Bárbaros', 'Espantalho', 'O pescador de sonhos', 'De janela para o cinema', 'O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar', 'Deus é pai', 'O anão que virou gigante', 'Terra', 'A espera' e 'Adeus' serão os filmes da sessão inicial do CineClube Fora do Eixo. Após a exibição dos filmes serão realizados debates sobre a situação na animação e de todo o audiovisual em Roraima.


O Pontão Sustentável Boa Vista Digital torna-se a nova casa do audiovisual independente em Boa Vista
A primeira sessão do CineClube Fora do Eixo acontece nesta quinta, 19.09, a partir das 19h, no Pontão de Cultura Boa Vista Digital, localizado ao lado da Escola Ayrton Senna. A entrada no evento é totalmente gratuita. O público alvo do evento são pessoas ligadas ao audiovisual, produtores, realizadores, críticos e também o público em geral, interessado em assistir um bom filme na quinta-feira.

O evento acontece por meio de uma pareceria entre Coletivo Canoa Cultural, Ponto de Cultura Fora do Eixo Roraima, Circuito Fora do Eixo, Fetec, Sesc, Secult, ABDeC e Usina Cultura. Mais informações: (95) 8115-4400, www.canoapop.blogspot.com e facebook.com/coletivocanoacultural.

Lista de Filmes da Primeira Sessão do CineClube Fora do Eixo:

- Guerra dos Bárbaros 
Direção: Júlia Manta
Ano : 2001
Lugar: CE 
Tempo: 10'
Animação

- Espantalho
Direção: Alê Abreu
Ano : 1998
Lugar:  SP
Tempo:  10'
Animação

- O pescador de sonhos
Direção: Igor Pitta Simões
Ano : 2006
Lugar: SC
Tempo: 11'
Animação

- De janela para o cinema
Direção: Quiá Rodrigues
Ano : 1999
Lugar: RJ
Tempo: 14'
Animação

- O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar
Direção: Leo D. e William Paiva
Ano : 2007
Lugar: PE
Tempo: 11'
Animação

- Deus é pai
Direção: Allan Sieber
Ano : 1999
Lugar:RJ
Tempo: 4'
Animação


- O anão que virou gigante 
Direção: Marão
Ano : 2008
Lugar: RJ
Tempo: 9'
Animação

- Terra
Direção: Sávio Leite
Ano : 2008
Lugar: MG
Tempo: 5'
Animação

- A espera
Direção: Ernesto Solis
Ano : 2003
Lugar: RJ
Tempo: 10'
Animação

- Adeus
Direção: Céu D`Elia
Ano : 1988
Lugar: SP
Tempo: 9'
Animação

SERVIÇO:

O QUE? I SESSÃO DO CINECLUBE FORA DO EIXO

ATRAÇÕES? 10 CURTAS NACIONAIS DE ANIMAÇÃO, 'GUERRA DOS BÁRBAROS', 'ESPANTALHO', 'O PESCADOR DE SONHOS', 'DE JANELA PARA O CINEMA', 'O JUMENTO SANTO E A CIDADE QUE SE ACABOU ANTES DE COMEÇAR', 'DEUS É PAI', 'O ANÃO QUE VIROU GIGANTE', 'TERRA', 'A ESPERA' E 'ADEUS'

QUANDO? 19.09

HORÁRIO? 19H

QUANTO? ENTRADA FRANCA, 0800

REALIZAÇÃO? PARCERIA ENTRE: COLETIVO CANOA CULTURAL, PONTO DE CULTURA FORA DO EIXO RORAIMA, CIRCUITO FORA DO EIXO, FETEC, SESC, SECULT, ABDeC E USINA CULTURA.

MAIS INFORMAÇÕES? (95) 8115-4400, WWW.CANOAPOP.BLOGSPOT.COM E FACEBOOK.COM/COLETIVOCANOACULTURAL

Nenhum comentário: