terça-feira, 21 de junho de 2011

Um assassino do bem


Por Fábio Dias, acadêmico de Jornalismo da Univerisade Federal Fluminense. Mesmo de longe as postagens dele estarão entre nós - fabiodacar@gmail.com



Irmão dedicado, namorado compreensivo, colega de trabalho atensioso e serial killer nas horas vagas. Este é Dexter Morgan. Mas não se engane, ele não é tão simples como parece.

Herói ou vilão? Dexter vai além.

Estamos acostumados desde criança a torcer pelo mocinho e desejar o pior final para o vilão da história. Temos uma certeza quase inabalável de que, pelo menos no mundo da ficção, o bem sempre vence. O bom moço, de moral indiscutível e discurso politicamente correto, contra o vilão, sem escrúpulos, guiado apenas pelo instinto e pela raiva. No fim, o bem prevalece. Mas afinal, o que é ser mau? Existe um dom para bondade? Ou a vida é responsável por definir essas marcas de caráter? São perguntas como estas que surgem a todo momento em 'Dexter'.

Produzido pelo canal Showtime, o seriado traz a história de Dexter Morgan, um especialista em análise de sangue em eterno conflito moral. Admirado por sua perspicácia em descobrir detalhes, Dexter faz parte do Departamento de Homicídios da Polícia de Miami, onde ajuda desvendar crimes com sua habilidade em padrões sanguíneos. Entre um caso e outro, Dexter faz sua própria justiça, utilizando suas técnicas para caçar assassinos em série e saciar o seu incontrolável - e inexplicável - desejo de matar.

Dexter analisa as cenas dos crimes de acordo
 com as manchas de sangue deixadas pelas vítimas. 

Querido em seu departamento, exemplo para seus colegas, Dexter poderia ser o funcionário do mês de qualquer empresa. Ele chega no trabalho distribuindo rosquinhas para seus colegas com um sorriso largo e contagiante. Um homem do bem. Seus companheiros não duvidam, ele é alguém em quem se pode confiar. Debra, sua irmã policial, não entende a incrível habilidade de Dexter em se destacar dos demais e ao mesmo tempo manter sua vida em segredo.

E segredos não faltam na história de Dexter. Entre eles, uma namorada sensível e carinhosa, recém separada e com dois filhos, que ajudam a completar a imagem de bom moço do protagonista. 

Bom moço. | Dexter se diverte com os filhos da namorada.

Mas enquanto tenta manter uma imagem aparentemente normal, Dexter se prepara para atacar sua próxima vítima, seguindo o seu código de conduta: preparar minuciosamente cada passo, conseguir evidências da culpa do criminoso e nunca, jamais matar inocentes.

Cumpridas as regras, é hora de dar fim a mais um assassino que escapou da justiça convencional.

A série mostra em detalhes todo o processo, desde a preparação do local onde Dexter ataca sua vítima até a forma como ele se livra das pistas, tão parecidas com as que ele encontra em seu trabalho durante o dia.

Em uma trama cheia de segredos, suspense, reviravoltas e muita tensão, descobrimos a verdadeira história de Dexter, como ele se tornou um assassino, por quanto tempo ele conseguirá manter essas duas vidas e quais as consequências disso para aqueles que ele ama.

Segredos | Telespectador vira cúmplice e torce pelo 
protagonista, um assassino em série.

Grande parte do sucesso da série se deve à atuação magistral de Michael C. Hall, vencedor do Globo de Ouro de melhor ator de série dramática em 2010 por Dexter. Na série, Hall alterna entre o homem controlado e o assassino impiedoso sem dificuldades. As cenas dramáticas ganham a carga emocional na medida certa, graças a incrível interpretação do ator.

Dexter é exibido no Brasil pela Redetv (Segundas às 22h - 3ª temporada) e pelo canal FX (Quintas às 22h - 5ª temporada). A série volta para sua 6ª temporada nos EUA no último trimestre deste ano, sem data definida até o momento.

Gostou da série? Tem alguma sugestão de outros programas? Mande pra gente.

Nenhum comentário: