segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seriados: Aberta a temporada de cancelamentos


Por Fábio Dias, acadêmico de Jornalismo da Univerisade Federal Fluminense. Mesmo de longe as postagens dele estarão entre nós - fabiodacar@gmail.com


Os norteamericanos estão para séries assim como os brasileiros para as novelas. Não há o que discutir. Além de uma indústria de entretenimento de massa bem elaborada e muito rentável, os EUA possuem em sua cultura popular a adoração pela televisão à cabo. Algo bem próximo da população brasileira em relação à novela e à tv aberta.

Rodrigo Hilbert e Giovanna Ewbank (Rede Globo),
e seus sósias Chad Michael Murray (One Three Hill / Lances da Vida) e
Jennifer Aniston (Friends) [Via @babado]
 Parecidos, não? Mas as semelhanças param por aí.

Quando falamos de seriados é impossível não citar a terra do Tio Sam. São 256 programas do gênero em produção/exibição por ano. Cada canal possui em média 20 séries que ocupam a maior parte da programação diária. As cifras movimentadas chegam a bilhões por ano. Sem falar nos altos salários dos atores que chegam a milhões por uma única temporada.

Essa quantidade de séries move uma legião de fãs que se vê em desespero no momento mais temido pelos amantes de seriados: a divulgação da lista de cancelamentos. Durante todo o primeiro semestre tivemos notícias de seriados ameaçados por baixa audiência, muitos deles queridos pela audiência brasileira. Mas a divulgação desta lista é a certeza que a maioria teme.

Fã desesperada com o fim repentino de seu seriado favorito.
Você pode achar que um cancelamento de uma série nos EUA não afeta tanto a televisão brasileira. Tenho que concordar. Mas se imagine fã de uma série de suspense que gira em torno da revelação da identidade do assassino da trama, mas é cancelada antes da solução do crime. Frustração, raiva, perda de tempo?

Foi o caso de 'Reunion'. Exibida pela canal Fox, a série contava a história de um grupo de seis amigos durante 20 anos, seus dramas, mistérios e um assassinato. Foi com espanto que a audiência viu a sua série cancelada e, para piorar, antes da identidade do assassino ser revelada.

Mesmo depois da repercussão negativa do fim prematuro da série, o SBT comprou os direitos do seriado e exibiu a história com o final altenativo criado pelos produtores, onde uma narração no fundo com imagens editadas revelava a identidade do assassino. Um final remendado, mas não tão frustrante como foi para os norteamericanos.

Afinal, quem era o assassino?
 'Reunion' foi cancelada antes da grande revelação.
E para que você não caia na mesma armadilha, fizemos uma lista das séries canceladas pela televisão americana. O que diminui, assim, o risco de alugar aquele box de série ou começar a acompanhar um programa na tv, se apaixonar pelos personagens e pela história, e depois, sem mais nem menos, descobrir que aquela série favorita acabou sem um final digno.

"Não acredito! Por quê?"
Séries canceladas este ano. Alguma da sua lista?
Lie To Me / Engana-me, Se puder
Depois de três temporadas, a série que conta a história do grupo de especialistas em descobrir mentiras através da análise de microexpressões corporais chegou ao fim. Mesmo cancelada, indico a primeira temporada da série.

S#h*it! My Dad Says
Versão televisiva do Twitter @shitmydadsays, microblog com frases hilárias de um médico militar aposentado postadas pelo seu filho. A comédia não agradou e não passa da primeira temporada. Elenco fraco, assim como as piadas. O casal coadjuvante (irmão e cunhada) era a melhor parte da série.

100 Questions / 100 Perguntas
Tentando emplacar com o mesmo estilo das séries Friends e How I Met You Mother, 100 Questions seguia a vida de Charlotte Payne, um jovem que vai até um consultório amoroso e topa participar de um programa no qual terá que responder 100 perguntas, e assim, encontrar a sua cara metade. Cada episódio da série era a resposta de uma destas perguntas contadas pela protagonista. Só durou 6 episódios.

Better With You
Comédia no estilo Sitcom. A série segue a vida de uma família composta por três casais: um que acabou de se conhecer, outro que namora há nove anos e os patriarcas, casados há 35 anos. A série consegue arrancar boas risadas com as comparações entre os casais, mas não convenceu o público americano. A temporada tem um final satisfatório. Recomendo.

'Better with you': sitcom cancelada depois da primeira temporada.

Em tratamento / In Treatment
Cancelado na 3ª Temporada, o seriado mostra a história do psicoterapeuta Paul Weston e suas sessões semanais com vários pacientes. Vencedora de vários Emmys e Globos de Ouro. Mesmo cancelada é uma boa pedida para os que gostam de uma série de Drama.

United States of Tara
Conta a história de Tara, uma dona de casa com transtorno de identidade. Criada por Diablo Cody, mesma criadora do filme Juno, a série mostra as multiplas personalidades de Tara e como elas interagem com a sua família. Cancelada na 3ª temporada, mas vale acompanhar até o fim.

Buck, Alice, Tara e T | Dona de casa com várias personalidades.
Caprica
Baseada no sucesso 'Battlestar Gallactica' (Recomendada para os fãs de ficção científica), a série mostrava a história de Caprica e das Doze Colônias antes da Guerra contra os Cylons, robôs criados pelos humanos com inteligência artificial. Focada nos dramas pessoais de cada personagem, a série não ganhou o público como a sua antecessora. Cancelada na 1ª Temporada.

The Cape - Cancelada na 1ª Temporada com 10 episódios.

V (2009) - Cancelada na 2ª Temporada

"V" - Remake não passa da 2ª temporada.
Outras séries canceladas na primeira temporada:

Chaos
Breaking In
Criminal Minds: Suspect Behavior Chase
Detroit 1-8-7 Glory Daze
Hellcats Huge
Law & Order: Los Angeles Lone Star
Lights Out Mr. Sunshine
Mad Love My Generation
My Boys Off The Map
No Ordinary Family Outlaw
Outcasts Perfect Couples
Outsourced Running Wilde
Rubicon The Chicago Code
Scoundrels The Gates
Terriers The Whole Truth
The Defenders Traffic Light
The Good Guys Unnatural History
Undercovers The Event [atualizado]

Casal protagonista de 'Undercovers'. Série cancelada.

Outras séries canceladas na segunda temporada:

18 to Life Dark Blue
Human Target Jonas L.A
Life Unexpected Stargate Universe

Séries finalizadas
Séries com seu final planejado e, na maioria dos casos, previsto.

Brothers and Sisters
Finalizada na 5ª Temporada, a história da família Walker chega ao fim. O seu cancelamento ainda era uma dúvida. Mas com a certeza do cancelamento, o final da sua última temporada pareceu satisfatório para a maioria dos fãs.

Walkers se despedem na 5ª temporada.
Smallville
Depois de 10 anos de altos e baixos, a série que conta a história da adolescência e juventude de um dos mais famosos heróis dos quadrinhos chegou ao fim.

Descanso para Tom Welling. 'Smallville' termina em sua 10ª temporada.

Outras séries finalizadas

Medium - Finalizada na 7ª Temporada.
Penn & Teller: Bullshit! - Finalizada na 8ª Temporada
Big Love - Finalizada na 5ª Temporada.

5 comentários:

Maria Cláudia disse...

Depois desse texto, fiquei preocupada com a possibilidade do seriado The Event ser cancelado (o único que curto). Muito bom o texto. Parabéns!

canoa_manoel disse...

Texto muito legal. Pra mim, que gosto de algumas séries então, no mínimo proveitoso.
So uma correção: o ator parecido com o Rodrigo Hilbert na foto é o Chad Michael Murray, da Série One Tree Hill, que está na 8ªtemporada. Ele saiu no fim da 6ª.
Abs.

Fábio Dias disse...

@Maria Cláudia, más notícias pros fãs de The Event: confirmaram o cancelamento da série. Até o fechamento da matéria ainda existia a chance da série ser adotada por outro canal, o SyFy no caso, em formato de minisérie, só para fechar a história, mas um dos diretores da emissora negou o interesse em receber o seriado. =/

@canoa_manuel Você está certo. Já mudamos a legenda. Obrigado!

Maria Cláudia disse...

Aaah, não! Admito que a publicidade para a estreia da série foi um dos fatores que me influenciou a ser fã de The Event. Porém, os últimos capítulos exibidos no Brasil estavam super interessantes, uma especie de 24 Horas mais misterioso e com mensagens subliminares que me amarro... Pena que o grande público não tenha concordado comigo. Já tinha visto várias críticas ao seriado mesmo. Triste Fim.

Christian disse...

Eu ouvi falar há um tempo atrás que LOST teria umas 8 temporadas, mas só rendeu 6!