quarta-feira, 22 de junho de 2011

Onde moram os monstros?


Por Anne de Freitas, acadêmica de Jornalismo e estudante de Teatro - enna_carol@hotmail.com

Tanta coisa acontecendo ao nosso redor; tantas fraudes, corrupções, que parece não ter fim. E para disfarçar o prédio pegando fogo os “temporariamente poderosos” (era pra ser temporário, mas sabemos que não é assim) colocam algumas distrações ao lado e fica tudo certo. A famosa política do pão e circo que parece fazer muito sucesso ainda.

Eles dão um pouco de comida para saciar a fome e arrancam alguns risos com algum evento banal e pronto. O pior é que nos satisfazemos com essa miséria que nos é oferecida. Acabamos nos acomodando. E esse comodismo acaba virando um ciclo vicioso, que se transforma em conformismo. E isso não interfere somente em uma parte da nossa vida. Afeta todos os segmentos incluindo o acesso à arte.

Quando é que vamos pensar em tirar as viseiras do hoje e passar a enxergar o horizonte do amanhã? Quando é vamos deixar de nos fingir de vítimas da situação e tomar de conta do que realmente nos pertence? Mas não devemos nos inibir somente por que fomos nós que os colocamos no poder. Ao contrário, é nosso dever cobrá-los. Uma frase que ouvi, não me lembro onde, é bem vinda neste momento: “o mundo muda quando VOCÊ muda. Atitude, é a dica que fica.

Nenhum comentário: