terça-feira, 28 de junho de 2011

'Super 8' e a nostalgia dos anos 80


Por Fábio Dias, acadêmico de Jornalismo da Univerisade Federal Fluminense. Mesmo de longe as postagens dele estarão entre nós - fabiodacar@gmail.com



E.T. - O Extraterrestre, Os Goonies, A Lagoa Azul, Curtindo a Vida Adoidado. Você provavelmente se lembra de pelo menos um desses filmes. Sim, clássicos da Sessão da Tarde. Histórias que marcaram a infância de gerações e que hoje são lembrados com saudade.

Agora imagine um filme criado por essa nostalgia, com o mesmo clima de mistério, descobertas e aventuras que fizeram tanto sucesso nos anos 80 e nas décadas seguintes.
Eis a proposta (e grande desafio) de 'Super 8'.


Escrito e dirigido por JJ Abrams, e produzido por Steven Spielberg,
Super 8 está na lista das estreias mais esperadas do ano. 


Anunciadas em tom de mistério, as primeiras informações sobre 'Super 8' diziam que o filme se tratava de um projeto secreto de J.J. Abrams, cuja ideia seria homenagear os famosos longas de Spielberg dos anos 80. Logo depois, o próprio diretor esclareceu que 'Super 8' traria referências de grandes sucessos do cinema dessa década, entre eles, alguns filmes de Spielberg. E foi com animação que os fãs receberam a notícia de que o aclamado diretor também estaria envolvido no projeto, como produtor executivo.


Luz, câmera, ação! | Crianças brincam de fazer cinema
e acabam envolvidas em trama cheia de perigos e mistérios.

A história de 'Super 8' se passa em 1979, em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos. O filme narra a aventura de um grupo de crianças que resolvem criar um filme caseiro em Super 8, formato de gravação cinematográfica popular da época. Durante as gravações, em uma estação ferroviária, elas testemunham e registram o descarrilhamento de um trem. É a partir daí que a história ganha um contorno de mistério, com direito à desaparecimentos, monstros e conspiração militar.



Abrams tem no currículo a direção de 'Jornada nas Estrelas' (2009), além da produção executiva de 'Cloverfield', 'Alias', 'Lost' e 'Fringe'. Grandes mistérios e histórias de monstros não faltam em seu histórico. Agora é só esperar e conferir o resultado. O filme chega no Brasil dia 12 de Agosto. Enquanto isso, confira o trailer:

4 comentários:

Herianne Cantanhede disse...

Adoro a maioria dos filmes dos anos 80, não vejo a hora de assistir esse filme ;D

Anônimo disse...

Nobre,J.J. Abrams não dirigiu o filme Cloverfield.Ele foi apenas o produtor.

Fábio Dias disse...

@Herianne Cantanhede, quando puder assista de novo alguns desses filmes. É uma viagem no tempo. Também estou na expectativa pra Super 8. :)

@Anônimo, exato. O diretor de Cloverfield foi 'Matt Reeves'. Ele ainda confirmou há pouco tempo uma continuação do filme, provavelmente para 2014. Valeu pela dica.

Aproveito para indicar para todos um site muito bom com perfil de vários filmes e séries, com fotos, vídeos, elenco e outras informações. Corre lá -> http://www.imdb.pt/

Abraço!

canoa_manoel disse...

A coluna está muito legal. Eu, como cinéfilo e trintão curti demais os anos 80. Pra mim, muitos dos melhores filmes médios (aqueles que não estão no teu top five, mas marcaram tua vida). Com certeza, bate uma saudade.
Parabéns pela coluna.