segunda-feira, 9 de maio de 2011

Microrrota de Circulação Cultural recebe novos intercâmbios

Parceria entre Coletivo Canoa e Coletivo Difusão promove troca de experiências e tecnologias entre Boa Vista e Manaus

O Coletivo Canoa Cultural, de Boa Vista-RR, e o Coletivo Difusão, de Manaus-AM, começaram 2011 fortalecendo os laços e procurando formas de aumentar o intercâmbio entre agentes e artistas ligados as duas instituições. A viagem que Manoel Vilas Boas, presidente do Coletivo Canoa Cultural, Kátia Veskesky e Tahis Horta da Silva, representando o SEBRAE-RR, outros colaboradores do Canoa e a Banda Mr. Jungle farão a Manaus na terceira semana do mês de maio é mais um passo visando a consolidação da Microrrota BVB/MAO.

No Fora do Eixo, Rede de Cultura a qual Canoa e Difusão fazem parte, a troca de informações e tecnologias é algo largamente utilizado, o que permite o crescimento dos Coletivos menos sedimentados e assim o fortalecimento de todo o Circuito. No Norte do Brasil a parceria entre os Coletivos de RR e AM tem o mesmo objetivo, o repasse de informações experiências e o fomento de parcerias capazes de desenvolver a cultura nesses dois pontos da BR-174.


“A consolidação dessa Microrrota tem sido fundamental para as nossas ações em 2011. O maior contato presencial entre Canoa e Difusão fez a diferença nesses meses. Os Coletivos e parceiros aprendem muito entre si e isso colabora com o amadurecimento de ambos os lados”, analisou Manoel Vilas Boas, presidente do Coletivo Canoa Cultural, vocalista da banda Mr. Jungle e um dos agentes roraimenses mais ativos dentro da Microrrota.

Nos dias 19 e 20 de maio representantes do Canoa, Difusão, SEBRAE-RR E SEBRAE-AM se reunirão visando discutir novas parcerias entre as instituições. No campo musical a banda Mr. Jungle participará da Noite Fora do Eixo promovida pelo Coletivo de Manaus, que contará com a apresentação da Banda Macaco Bong (a qual, no dia 21 maio estará em Boa Vista, no evento Espaço Rock A TODO VOLUME, promovido pelo SESC-RR) e do projeto Riffs Desplugados do jornalista e blogueiro Sandro Nine.

“Nossa viagem engloba várias atividades relevantes, muito mais importantes que uma simples viagem para a Circulação Musical. Ela envolve articulação com os parceiros, produção de eventos e a oportunidade de conhecer ainda mais a forma de trabalho do Difusão”, reiterou Manoel Vilas Boas. 

O fortalecimento desta parceria também agrada os parceiros amazonenses. Para Caio Mota, presidente do Coletivo Difusão, a existência da Microrrota tem permitido um dinamismo maior na relação dos Coletivos. “As trocas entre Canoa e Difusão durante esse ano tem sido extremamente positivas. Vários agentes, de ambos os lados, têm usado a Microrrota. Ela não é mais um espaço para as bandas, simplesmente, conhecerem e tocarem em um lugar novo. O que está sendo trocado é conhecimento, estímulo e formas efetivas de planejamento. Por meio dessa rota Canoa e Difusão poderão crescer de maneira colaborativa e efetiva”, avaliou o gestor amazonense. 

Quem já passou pela Microrrota em 2011?

O jornalista Sávio Stoco, ligado ao Núcleo de Comunicação do Coletivo Difusão, foi o primeiro agente a se beneficiar da Microrrota em 2011. Em janeiro ele veio a Boa Vista realizar um trabalho sobre o cineasta Normandy Littaif.

O difuseiro Sávio Stoco foi o primeiro agente a usar a Microrrota BVB/MAO em 2011

Em fevereiro a Banda Mr. Jungle representou Roraima na quinta edição do Grito Rock Manaus. Além do show, Manoel Vilas Boas e Vinícius Tocantins, representantes do Núcleo de planejamento do Canoa Cultural, conheceram a sede e a estrutura de trabalho do Coletivo Difusão.

Em março, no intercâmbio mais importante realizado até então, cinco agentes de variados núcleos do Coletivo Difusão vieram a Boa Vista durante os Gritos Rock Boa Vista e Pacaraima. Grandes reuniões entre os Coletivos e parceiros, dentre eles o SEBRAE-RR, aconteceram. 

No fim março o Grupo Arteatro, parceiro do Canoa, foi a Manaus e participou de encontros com os representantes do teatro do Coletivo Difusão. Nesta mesma época, Pablo Felippe, do Núcleo de Comunicação do Coletivo Canoa, visitou a sede do Difusão e fez parte de reuniões com os agentes de comunicação do Coletivo Amazonense.

Em abril foi à vez do Grupo de Teatro Locômbia, outro parceiro do Canoa, dar uma passada em Manaus e conhecer de perto as ações do teatro do Coletivo Difusão.


Dúvidas, críticas, elogios e, é claro, reclamações:


www.pablofelippe@gmail.com
nucomcanoa@gmail.com
canoapop@gmail.com


9115-3431 (VIVO)
8125-8437 (TIM)
8802-8142 (OI)
Aceito a doação de um celular da CLARO


Pablo Felippe - Editor do Blog Canoa Pop


(É claro que um simples comentário na postagem também resolve. Abraço!)

Nenhum comentário: