sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fora do Eixo COMUNICA #0.10 no Canoa Pop!





É com muito orgulho que o Blog Canoa Pop incorpora pela primeira vez em suas postagens a Newsletter: Fora do Eixo COMUNICA. Nesta décima edição você pode conferir as novidades de todos os Coletivos Fora do Eixo do país.

Lembrando que nesta edição da COMUNICA, a estréia da página do Canoa Pop na Folha de Boa Vista foi lembrada.

Leia a Comunica #0.10 e fique por dentro das realizações do Fora do Eixo. Até a #0.11

Festival Fora do Eixo 2011 abre inscrições no TNB

Um festival de artes integradas que valoriza o trabalho produzido em diversos contextos geográficos e os trazem para grandes os eixos culturais. Essa é a proposta do Festival Fora do Eixo, que irá apresentar cerca de 20 atrações musicais, performances teatrais, mostras de cinema e de artes visuais no mês de junho em todo país. Nesse ano, o festival será realizado de 15 a 26 de Junho no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Niterói e Goiânia. Se a sua banda quer fazer parte dessa programação, basta acessar o site Toque no Brasil e fazer sua inscrição até o dia 3 de junho.
***

Juntos! Lançamento do selo de shows que integrará música latino americana

O selo de shows Juntos! vem atender ao chamado de uma integração latino-americana cada vez mais desejada e necessária, sobretudo no campo musical. O formato daproximação entre Circuito Fora do Eixo, Niceto Club e Studio SP vinha sendo pensado desde o I Congresso Fora do Eixo Latino América, realizado em março em Buenos Aires. A partir de então, já passaram pelo Studio SP os grupos argentinos Tremor, Violentango e Proyecto Gomez.
O lançamento do Juntos! acontece no próximo dia 10 de maio, no Studio SP, com shows da brasileira Do Amor e da argentina Onda Vaga. Também se apresentam os DJs Lechuga (Chile) e Thiagão Black Broder (MG), e os VJs do Clube de Cinema. A Banquinha Fora do Eixo traz produtos de cultura independente como cds, livros, camisetas e acessórios. A entrada, como sempre, é gratuita. Saiba mais.
***

Banda 4Instrumental na Argentina

Gravação, três shows e um intercâmbio artístico que vai marcar a carreira da banda mineira 4Instrumental. Os representantes do Coletivo Forceps, de Sabará, embarcaram para a Argentina no início desse mês e vão passar 15 dias no solo de nuestros hermanos. A banda não é a primeira do Fora do Eixo a trocar experiências além das fronteiras brasileiras. Macaco Bong e Pata de Elefante também passaram por lá. Para ficar por dentro das impressões da 4Instrumental na Argentina, acesse o blog da banda.
***

Honduras totalmente Fora do Eixo!

O Fora do Eixo iniciou desde o ano passado o diálogo e contatos com coletivos em diversos países da América Latina, tendo expandido suas atividades de forma significativa. Como resultado, em Honduras esse processo fortaleceu o grupo que estava a frente dessas ações do circuito e deu origem ao Coletivo Alterna, que acaba de formatar sua estrutura com estatuto e organograma e a previsão de dois shows internacionais para a estreia.
***

CdC realiza projeto “Lançamento Integrado DF5”

O Clube de Cinema inaugura, neste mês de maio, o projeto de lançamentos da DF5 - Distribuidora de Filmes Fora do Eixo - que irá trazer, para exibidores e cineclubistas, filmes inéditos para download gratuito. A primeira edição tem como carro chefe o longa metragem carioca Cartão Postal, produzido pela Cidadela, com direção de Josinaldo Medeiros e Wagner Novais. Além do longa, a DF5 lança também o clipe da música Rua Augusta, do rapper Emicida. Entre no site www.df5.com.br, baixe os filmes e assista!
***

Compacto.REC de maio lança Sertanília com direito a música exclusiva

Neste mês o Compacto.Rec traz o regionalismo e a cultura popular do Sertanilia, grupo que apesar do pouco tempo de existência, vem se destacando na cena musical baiana. O grupo lança agora pelo Compacto.Rec o álbum com uma música extra. “Pombinha do Céu” é uma música do Sertanília composta por Anderson Cunha e é um côco, ritmo tradicional do sertão, misturado a alguns elementos de maracatu, o que dá um ar diferente e mais vigoroso. A música faz parte do disco do Sertanília em gravação e previsto pra ser lançado no segundo semestre. Baixe já!
***

Relatório do 1º Pregão Fora do Eixo

Foram encerradas na última sexta-feira, 6 de maio, as inscrições para o 1º Pregão do Fundo FDE. O pregão recebeu 4 propostas para o novo servidor do Circuito Fora do Eixo, as quais passam por avaliação do Centro Multimídia.
Foram 3 coletivos e um parceiro inscritos e dois deles não oferecem o suporte necessário.
Saiba mais sobre os servidores que participaram do pregão.

Balanço Financeiro Casa Fora do Eixo São Paulo

Após 4 meses instalados na cidade de SP, a Casa Fora do Eixo vem se movimentando e movimentando a cena paulista toda semana com o Cedo e Sentado, uma quinta por mês com o Macaco Bong e Convidados e agora todo domingo, com shows, discotecagem, amigos e churrasco.
Nesse tempo, investiram cards e reais nos projetos, na gestão da rede, nas vivências e imersões que tem acontecido semanalmente no espaço, nas produções locais.
Nas colunas e na gestão da Casa são onde se encontram os maiores investimentos, e você vê decupado aqui o mês de março em Projetos, Frentes e Setores/ Subsetores.

Parceria em Cards com Cena Produções

Aplicando as tecnologias que desenvolve e estimula, agregando parceiros e potencilizando seus trabalhos, a Casa FDE SP fechou uma parceria com a Cena Produções, empresa de sonorização de SP. A parceria engloba o equipamento para o #5anosFdE, o #AoVivoFdE e para próximos #DomingonaCasa.
Através de um plano de negócios, a Casa oferece um cardápio de serviços e a Cena Produções mantém o som no local, e isso é contabilizado mensalmente, sendo revertido em cards. A Cena acompanha pelo extrato toda a movimentação e pode editar junto com o Banco.

Casa Fora do Eixo oficializa parceira com a banda Fóssil

A Casa Fora do Eixo São Paulo conseguiu um apoio importantíssimo para os eventos musicais denominados provisioriamente Domingos na Casa. Os trabalhos, super necessários, de roadie e palco contam agora com a ajuda das mãos da juventude interessada, que está sendo capacitada em oficinas específicas do assunto, ministradas gratuitamente por integrantes da banda Fóssil no Centro Cultural da Juventude.
As oficinas estão em sua sexta edição, mas a primeira parceria com o Circuito ocorreu no último domingo. Acompanhe as transmissões dos eventos em www.casa.foradoeixo.org.br/aovivo.
***

FEL na FestiPOA Literária 2011

Na quinta, dia 5 de maio, o Movimento SOMA esteve na FestiPoa Literária 2011, representando o Fora do Eixo Letras (FEL). A programação do festival neste dia aconteceu na Casa de Cultura Mario Quintana, no centro de Porto Alegre, e contou também com duas mesas com nomes como Frank Jorge, Vitor Ramil e Zeca Baleiro, que depois acompanhou sua irmã Lucia Santos num recital de poesia no mezanino da CCMQ, local onde foi a apresentação da FEL e foi montado o Varal da Arte. Lá rolava o Cabaré do Verbo, evento muito bacana que acontece a cada 15 dias e que foi aglutinado pela programação do festival. Confira aqui como foi a participação da FEL na FestiPoa Literária 2011!
***

Coletivo Canoa estreia página no jornal Folha de Boa Vista

Na última sexta, 6 de maio, o Coletivo Canoa Cultural, de Boa Vista (RR) realizou uma importante ocupação de espaço político na capital roraimense: trata-se da estreia da página Canoa Pop, no caderno de cultura do jornal de maior circulação de Roraima. A página segue a orientação de conteúdo do blog, e deverá servir de ponto diálogo entre a produção local do coletivo e as ações desenvolvidas pelo circuito a nível regional e nacional.
***

Vila Toda Vida

A Central Única de Favelas (CUFA), de Mato Grosso, está projetando uma vila baseada nas estruturas tecnológicas do Fora do Eixo, a vila “Toda a Vida”. Localizada em um grande terreno perto da sede da entidade, o local contará com caixas coletivos, administração colegiada, moedas complementares e outras ferramentas que o circuito já propõe na sua organização. A vila ainda está sendo projetada, mas a proposta é integrar, dentro desse espaço, projetos ambientais, de saúde, cultural e esportes.
***

Cidade Hip-Hop – projeto expõe atual momento da cultura de rua

Hip hop no ritmo da cidade, a cidade no ritmo do hip hop. Este é o mote da segunda edição do Cidade Hip Hop, projeto que integra o Conexão Vivo, iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro. A programação inclui debates, shows, e exposições, tendo como palcos o Centro Cultural UFMG e o Lapa Multshow, as atividades se iniciam no dia 11 de maio, com o debate “Fomentando linguagens inovadoras na cena Hip Hop”, com as presenças do MC Marechal (RJ), de Felipe Altenfelder – Fora do Eixo (SP) e mediado pelo rapper Roger Deff (MG). As atividades acontecem até o dia 14 de maio.
***

SOMA comemora 5 anos do FdE com a estréia da PsicoSOMAtica

Grupo que agrega diversos agentes culturais como coletivos, bandas, produtores, rádios e TVs, o Movimento Soma fez a estreia da festa multimídia PsicoSOMAtica e comemorou os 5 anos do Circuito Fora do Eixo no Signos Pub. O evento contou com integrações de arte, que incluiu quadrinhos expostos na parede, banquinha exibindo diversos produtos culturais, projeções, música e intervenções poéticas. Para conferir os detalhes de como foi toda essa festa, acesse o site.
***

Coletivo Marte comemora 5 anos de FdE

O Coletivo Marte (Santo André/SP) comemora o aniversário de 5 anos do Fora do Eixo no próximo sábado (dia 14) no Cidadão do Mundo (São Caetano). O evento faz parte da Virada Cultural Alternativa da cidade e traz shows das bandas El Paso e Cogumelo Panda, além de outras convidadas. Mais informações www.coletivomarte.com
***

Artes mapeadas

A equipe de Acervo e Curadoria do Palco FdE realizou um mapeamanto dos grupos artísticos parceiros e do Fora do Eixo, com a finalidade de reunir dados técnicos para lançar o catálogo virtual. Os agentes do Palco ficaram responsáveis em captar essas informaçõeos em suas respectivas regiões. Nesse trabalho, eles conseguiram mapear mais de 40 espetáculos, 25 artistas e 13 grupos. O mapeamento vai ser contínuo, junto as atualizações do catálogo.
***

Uberlândia em movimento

O Coletivo Goma começou o mês de maio com gás total. Vários projetos já foram colocados em prática como a 2ª edição dos Encontros Periféricos, maratona de formação em escolas da periferia da cidade em parceria com a CUFA Uberlândia. Outra ação do Goma foi mais uma edição do Porcas Faz A Festa, que recebeu os DJs do Criolina no último dia 06. Teve também o projeto Ruínas Circulares, festival de teatro que acontece com apoio do Palco Fora do Eixo, levou a Uberlândia peças da Colômbia, Peru, Espanha, Chile e Brasil (acompanhe a cobertura colaborativa). E para fechar essa agenda recheada, a Noite Fora do Eixo Uberlândia acaba de abrir 2 vagas e recebe inscrições até vão até o dia 11 de maio.
***

1° Arraial Fora do Eixo em Cajazeiras

Frio, pipoca, quentão, bandeirinhas: as festas juninas já começam a dispontar pelo Brasil. E no Circuito Fora do Eixo não seria diferente.O Coletivo Cultucar realiza, no dia 04 de junho de 2011, o primeiro ‘Arraiá’ Fora do Eixo. O Evento conta com oficinas de danças folclóricas, apresentação de trios pé de serra, espaço para venda de artesanato e cardápio junino. Quer saber mais sobre o evento, clique aqui!
***

Coletivo Difusão lança programação de maio

Em conjunto com outros parceiros, o Coletivo Difusão lançou a agenda mensal com os shows, espetáculos, oficinas e exibições que aconteceram em Manaus. Uma ferramenta que agrega as mais variadas manifestações culturais e busca ampliar o espaço sobre o que acontece no cenário artístico e cultural. Um dos destaques da agenda é a apresentação da banda Macaco Bong no projeto “Noites Fora do Eixo”. Para ver a programação completa, confira o catálogo aqui.
***

Rinoceronte ganha espaço em duas revistas de peso

O power trio de Santa Maria (RS), Rinoceronte, foi pauta das revistas Época e Guitar Player Brasil, no mês de abril. Na Época, a banda saiu na seção “Mente Aberta” como indicação de novo rock brasileiro, ao lado de Black Drawing Chalks e A Walverdes. Já na revista
Guitar Player Brasil, a Rinoceronte ganhou duas páginas de destaque, produzidas por Guilherme Zanini. “Conquistas de grande valor e que nos impulsionam a ir muito mais à frente”, relata a Rinoceronte sobre esses espaços na mídia. E completa agradecendo à Monstro Discos e ao Circuito Fora do Eixo “por trazerem à tona num universo onde as bandas, os sons e tudo o mais se multiplica na velocidade da luz”. Leia a matéria na versão online da Guitar Player Brasil.
***

Oficinas de WebTV

O Movimento Soma estreou no dia 06 de maio uma temporada especial no Teatro de Arena, transmitindo ao vivo as oficinas de web Tv pela TV Soma. A proposta é fazer com que o público interaja com as oficinas que serão realizadas e com o convidado que participará do programa.
***

Oficina de Palhaçaria

Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas terão um motivo a mais para sorrir. Esse mês, as três cidades mineiras receberão a Oficina de Palhaçaria com Paebolla. Uma oficina que desperta o palhaço dentro de você. Com 15 anos de experiência em palhaçaria, Paulo Dep, ensina várias técnicas para garantir a formação de muitos palhaços no término do projeto. A circulação desse projeto se dá pelo Circuito Fora do Eixo, através do Palco Fora do Eixo e os Coletivos Goma, Megalozebu e Peleja. Saiba mais aqui!
***

VT da 1ª Noite Fora do Eixo ES

O ponto de articulação do Fora do Eixo Espírito Santo recebeu, no dia 29 de abril, a 1ª Noite Fora do Eixo. Um projeto idealizado pela rede como iniciativa de intercâmbio de produção musical entre os coletivos do circuito. O evento, que marcou o lançamento do Coletivo Multi e reuniu vários artistas, lançou um VT descrevendo as atrações da noite: Velho Scoth (ES), Panetone (RS), Mesu komuro (ES) e Pixx Fluxx – Vjinge projeção mapeada. Assista ao vídeo!
***

Relatório da reunião da Comissão Paraense dos Pontos de Cultura

No dia 05 de Maio, última quinta-feira, foi realizada na sede da representação regional norte do MinC, a reunião da Comissão Paraense dos Pontos de Cultura. Foram definidas as pautas para as próximas reuniões presenciais do grupo. Entre os assuntos tratados, estão: hospedagem solidária, diálogo com o Fora do Eixo, Lei Cultura Viva e a participação dos pontos de Cultura na Feira do Livro. Confira a ata da reunião na íntegra.
***
©2011 Circuito Fora do Eixo 

Nenhum comentário: