quarta-feira, 4 de julho de 2012

Projeto ensina história de Roraima por meio do Patrimônio Histórico

Texto enviado por Carolina Viana Albuquerque


As acadêmicas Carolina Viana Albuquerque e Renata Larissa Sarmento do curso superior em Tecnologia em Gestão do Turismo e pesquisadoras do patrimônio histórico de Boa Vista, desenvolvem um trabalho de pesquisa desde 2010 sobre a temática e em 2011, desenvolveram na Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, localizada no centro da cidade uma ação de Educação Patrimonial intitulada: “Ensinando e Aprendendo História com o Patrimônio Histórico de Boa Vista”, que tinha como um de seus principais objetivos, identificar o nível de conhecimento dos alunos a respeito dos monumentos históricos desta cidade.




Após a pesquisa, foram desenvolvidas quatro palestras onde os alunos aprenderam sobre conceitos do patrimônio, desde a origem desta palavra, origem do movimento, tipos de patrimônio, o que é tombamento, para que serve, como é feito, história da origem de Boa Vista e por fim, participaram de um roteiro educativo histórico cultural pelo centro antigo de Boa Vista, onde puderam conhecer aonde teve inicio a cidade, primeira fazenda, primeira igreja, primeiro cinema, padaria, banco e por aí em diante.




O projeto já foi apresentado em diversos eventos aqui no Estado e em eventos nacionais como no CONNEPI (Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação), que em 2011 aconteceu em Natal –RN. Em novembro será apresentado em Manaus e tem sendo reconhecido como um projeto inovador por pesquisadores e especialistas da área.


Neste quinta-feira, 05. 07, a partir das 8h30, acontece o encerramento do 1º Ciclo de Oficinas com os alunos do Ayrton Senna e haverá a entrega de kits, com material didático e de apoio para a pesquisa dos alunos.




No ano de 2012, deu-se início ao 2º ciclo de pesquisa intitulado “Turismo Cultural: Uma Ação Educativa para a Valorização dos Patrimônios do Centro Histórico de Voa Vista”, onde ocorrerão palestras e oficinas sobre o Patrimônio Histórico de Boa Vista. As inscrições para as oficinas serão divulgadas ainda este mês.


Carolina Viana Albuquerque e Renata Larissa Sarmento
Essa iniciativa é um incentivo para que os habitantes de Boa Vista, principalmente as crianças, conheçam sua história, sua origem e ao se sentirem parte dessa sociedade, ao se despertar o sentimento de pertencimento, elas possam preservar os monumentos e imóveis que contam a história desta linda cidade que é Boa Vista.


O projeto tem o apoio do IPHAN, através de sua Superintendente Mônica Padilha FETEC, através de Carolina e Departamento do Patrimônio Histórico de Governo de Roraima através de Dona Lurdes.

Nenhum comentário: