segunda-feira, 23 de julho de 2012

Álbum de Fotos Canoa Pop - Teia Roraima 2012 (Parte III)

Texto adaptado do original enviado pela ASCOM/SECD

Entre 20 e 21 de julho, aconteceu no Palácio da Cultura Nenê Macaggi a Teia Roraima 2012. O evento teve como tema “Autonomia e Sustentabilidade” e reuniu apresentações dos trabalhos realizados nos Pontos de Cultura do Estado e também discussões sobre as políticas de fortalecimento da cultura. 

A abertura aconteceu na sexta-feira (20) às 19h30, e contou com a presença da secretária Estadual de Educação, Cultura e Desportos, Lenir Rodrigues, da Diretora da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (Minc), Ione Maria Carvalho, do representante da Rede de Pontos de Roraima, Nonato Chacon, além de artistas, gestores e produtores culturais. 

Durante a abertura aconteceram também intervenções culturais dos Pontos, mostrando um pouco do trabalho que é desenvolvido ao longo do ano, a exemplo dos Pontos de Cultura: “Anarriê Amazônia”, “Comunidade em Cena”, de Caracaraí, “Ciranda do Thianguá”, “Orquestra”, “Criart Teatral”, “Usina Cultura”, “Jornada Literária – Literart”, de Rorainópolis, “Capoeira Palmares”, “Integração Cultural”, de São Luis do Anauá e do “Clássicos para todos”, da Escola de Música de Roraima (EMUR). 

No sábado (21), a programação da Teia Roraima 2012 continua a partir das 8h30 na videoteca do Palácio da Cultura com as rodas de conversas, ou seja, momentos de discussões sobre as dificuldades, as necessidades, os anseios e sobre o desenvolvimento da cultura no Estado. 

As rodas de conversas serão conduzidas por gestores culturais, artistas e contará com a participação dos representantes do Minc, Ione Carvalho e também Antônia Rangel e Alberdan Batista, da representação Minc-Regional Norte. Destas discussões, será elaborada uma Carta de Roraima, que será apresentada no encontro Regional da Teia e posteriormente no encontro nacional.

PONTOS DE CULTURA

Ponto de Cultura é o projeto articulador do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em parceria com a sociedade, por meio das organizações culturais, para dinamizar a descentralização de recursos públicos, viabilizando o acesso a lugares que o estado brasileiro dificilmente chegaria sem parceria com a sociedade civil. 

Os Pontos de Cultura integram uma rede que é constituída por organizações culturais sem fins lucrativos conveniadas com o Ministério da Cultura (Minc), algumas por meio da Rede de Pontos do Estado e Município de Boa Vista, outras via direta com o Ministério da Cultura. Em Roraima existem nove pontos de cultura. 

Confira fotos das  rodas de conversas realizadas no dia 21:


Nenhum comentário: