sexta-feira, 26 de outubro de 2012

XXII Feira de Livros do Sesc encerra nesta sexta com lançamento do filme Xapiri

A 22ª edição da Feira de Livros do Sesc reberá nesta sexta-feira (26), a partir das 20h, o lançamento do vídeo-arte “Xapiri”. A obra produzida pela Cinemateca Brasileira e Instituto Socioambiental foi apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, neste ano e Roraima será o primeiro estado da Região Norte a exibir a produção.

Sob a direção de Bruce Albert, Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos, Leandro Lima e Stella Senra, o vídeo-arte é um filme experimental sobre o xamanismo Yanomami, realizado por ocasião de dois encontros de xamãs na aldeia de Watoriki, Amazonas, em março de 2011 e abril de 2012. O vídeo tem duração de 54 minutos e é uma realização da Hutukara Associação Yanomami e Laboratório de Cultura e Tecnologia em Rede/ i21.



Xapiri é um termo Yanomami para designar tanto os xamãs, os homens espíritos (xapiri thëpë) quanto espíritos auxiliares (xapiri pë).Conforme a produção do vídeo-arte, o filme pretende mostrar para públicos de culturas diferentes, o modo segundo o qual os xamãs “incorporam” os espíritos, como seus corpos e suas vozes se transformam, tanto no contato com os espíritos quanto ao “passar” de um a outro espírito.

 O lançamento do vídeo-arte acontecerá no CineSesc e no Teatro Jaber Xaud, no Sesc Mecejana, às 20h e contará com a presença do xamã e líder dos índios na Floresta Amazônica, Davi Kopenawa Yanomami. Após a exibição do filme, acontecerá um Mesa Redonda para discutir os aspectos da produção.


O Líder Indígena Davi Kopenawa será o convidado especial do último dia de programação da XXII Feira de Livros do Sesc
Ficha técnica:

 Iniciativa e mobilização dos encontros de xamãs - Davi Kopenawa / Hutukara Associação Yanomami; Argumento - Bruce Albert, Davi Kopenawa e Laymert Garcia dos Santos; Realização - Hutukara Associação Yanomami e Laboratório de Cultura e Tecnologia em Rede/ i21; Produção - Cinemateca Brasileira, Instituto Socioambiental; Direção - Bruce Albert, Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos, Leandro Lima e Stella Senra.

 Feira de Livros do Sesc

Este ano, a Feira de Livros tem como tema “Literatura e Sociedade” e conta com uma vasta programação, entre oficinas, debates, contações de histórias e apresentações musicais até o próximo dia 26 de outubro. O evento é uma realização do Sesc/RR e tem o apoio de Sebrae, O Panda Eletrônicos, Governo de Roraima e Fetec Mais informações na Gerência de Cultura por meio do telefone (95) 3621-3939 ou pelo site www.sescrr.com.br.

Conheça a programação completa da XXII Feira de Livros do Sesc:





Nenhum comentário: