segunda-feira, 22 de outubro de 2012

XXII Feira de Livros do Sesc começa nesta segunda-feira



Tudo pronto para a 22ª edição do maior evento literário de Roraima, a Feira de Livros do Sesc. A abertura oficial do evento promovido pelo Sesc/RR acontecerá nesta segunda-feira (22), às 19h30, no Ginásio de Esportes do Sesc Mecejana e contará com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio, Airton Dias.

Este ano, a Feira de Livros terá como tema “Literatura e Sociedade” e contará com uma vasta programação, entre oficinas, debates, contações de histórias e apresentações musicais até o próximo dia 26 de outubro.  Além disso, a Feira receberá convidados especiais, tais como, os escritores Rafael Gallo (SP) e João Pedro Fagerlande (RJ); as jornalistas e também escritoras Larissa Bortolli e Paula de Assis Fernandes (PR) e, o líder indígena Davi Kopenawa.

De acordo com a gerente de Cultura do Sesc/RR, Carolina Andrade, o interessante é que a Feira de Livros não é apenas uma exposição de obras literárias, mas, uma feira de integração entre as linguagens. “É uma feira interdisciplinar, que envolve várias linguagens. Pois, teremos oficinas, shows, debates. Uma programação voltada para todos os públicos”, comentou Carolina.

Durante a abertura a Feira nesta segunda-feira, os visitantes já poderão conferir a diversidade de livros que a Feira vai oferecer. Para embalar o primeiro do evento, o Instituto Boa Vista de Música (IBVM) marcará presença.

Toda a programação da Feira de Livros é gratuita. O evento é uma realização do Sesc/RR e tem o apoio de Sebrae, O Panda Eletrônicos, Governo de Roraima e Fetec Mais informações na Gerência de Cultura por meio do telefone (95) 3621-3939 ou pelo site www.sescrr.com.br.

Confira a programação completa do evento:


Visitação – Segunda a sexta (22 a 26.10), das 9h às 22h


Conheça os participantes especiais da XXII Feira de Livros do Sesc:


João Pedro Fagerlande
Rio de Janeiro – RJ

João Pedro Fagerlande é escritor, ator e crítico literário. Mestre e bacharel em Letras pela UFRJ. Autor do livro "Desfiando o 'Caso do vestido', um poema drummondiano" (ed. Baluarte). Ator profissional DRT 44783/RJ. Integra a dupla Assalto Poético desde 2004, tendo se apresentado em ruas, praças, escolas, teatros e eventos como FLIP, Bienal do Livro RJ, Festival de Inverno SESC Rio, entre outros. Escreveu peças de teatro montadas pelas companhias Farândola, Cantepoema e Teatro Combinado. Atuou em espetáculos de poesia falada ao lado de artistas como Mano Melo e Dino Guterrez.

Dirigiu e atuou no espetáculo "Estopim", da companhia Metaforia. Atuou nos filmes "Tropa de elite" (dir. José Padilha) e "O suicida e o computador" (dir. Nicolas Viggiani). Foi professor da Oficina da Palavra no Instituto Reação (polo Rocinha) e assessor de literatura do SESC Nacional. Foi coordenador-discente do projeto "Arte de declamar", da UFRJ, desenvolvendo metodologia para ensino de poesia falada, aplicada em escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. Obteve terceiro lugar no concurso de poemas Cassiano Nunes, categoria nacional, promovido pela Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Publicou ensaios de crítica literária em revistas especializadas, dentre elas a Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras 

Livro publicado

- Desfiando o ´Caso do Vestido’ um poema drummondiano (2012).

O autor ainda realizará uma oficina, intitulada, Laboratório de poesia nos dias 25 e 26 de Outubro.



Larissa Bortolli Menezes e Paula de Assis Fernandes
Campo Mourão – PR

Larissa Bortolli Menezes é jornalista e especialista em Comunicação Empresarial. Atua na área de assessoria de imprensa, mídias sociais, marketing e jornalismo on-line ou impresso. Gerencia e planeja conteúdos nas mídias sociais. Cria campanhas para a web e conteúdos noticiosos para diferentes veículos de comunicação. Também é blogueira, publica contos, crônicas e anotações acerca do cotidiano. Criadora e Editora-Chefe do site Mexendo na Bolsa. Autora do livro-reportagem: Um Olhar Sobre a Aids. Interessada em Comunicação, Redes Sociais e Literatura. 

Paula de Assis Fernandes também é jornalista, editora de conteúdos e blogueira. Foi editora do Jornal “Correido do Cidadão” e publica matérias  on-line. Participou, como mediadora, em Mesas Redondas na Semana de Literatura do SESC Paraná em 2011. Co-criadora do site Mexendo na Bolsa. Autora do livro-reportagem Um Olhar Sobre a Aids.

Livro publicado

- Um Olhar Sobre a Aids (2011);

As jovens autoras realizarão oficina de Blog, para iniciantes e também para profissionais com experiência nos dias 23 e 24 de outubro.





Rafael Gallo
Bauru – SP

Rafael Gallo é Escritor, Compositor, Produtor Musical, Sound Designer e Professor Universitário. Formado em Música: Composição e Regência, pela UNESP - São Paulo. Rafael dedica-se também à Composição e Produção Musical, tendo diversos trabalhos realizados na área de Trilhas Sonoras para TV, Cinema, Publicidade e outras mídias.

Réveillon e outros dias é o primeiro livro de Rafael Gallo. Vencedor do Prêmio SESC de Literatura de 2011 na categoria Contos, foi publicado pela Editora Record e já está à venda nas melhores livrarias do país.

Constituído de dez contos, que perpassam as mais diversas experiências humanas, a obra nos apresenta um olhar crítico e desmitificador sobre as relações do homem com seus semelhantes e seu ambiente. Do bom humor de O vendedor ou O lugar de cada um, aos momentos mais sublimes e dramáticos, como em Réveillon, Espiral ou Violentada, o livro conduz o leitor em uma jornada de intensas emoções e reflexões.

Rafael Gallo estará participando dos diálogos literários e mesa redonda “Literatura e Juventude – Tendências e Possibilidades” no dia 25 de outubro de 2012.

Livro Publicado

 - Réveillon e outros dias (2011);




Davi Kopenawa

Davi Kopenawa Yanomami é xamã e líder dos índios na Floresta Amazônica. Ele nasceu em uma tribo Yanomami Tootobi, próxima a fronteira com a Venezuela. Dedicou sua vida a lutar pelos direitos do seu povo e sua terra, foi reconhecido e convidado para dividir sua experiência com outras tribos.

Em 1998, Davi foi agraciado com o prêmio “Global 500” da ONU, por seu trabalho pelo meio ambiente. Em 1999 ele recebeu o prêmio, do então presidente Fernando Henrique Cardoso” a “Ordem do Rio Branco”.

Estará participando da mesa redonda no dia 26 de outubro, encerrando a Feira de Livros, com o lançamento do filme “Xapiri”, um vídeo-arte produzido a partir de manifestos da cultura Yanomami. Uma realização da Isa, I2, Hutukara em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca – SAC, Cinemateca Brasileira, Secretaria do Audiovisual, vinculado ao Ministério da Cultura.

O filme Xapiri, foi apresentado na Rio + 20, e Roraima será o primeiro estado a receber a exibição na Região Norte.

Nenhum comentário: