terça-feira, 23 de outubro de 2012

XXII Feira de Livros do Sesc – Capítulo I: A Abertura


Stands, box, barraquinhas, você pode chamar do que quiser, daquilo que sua mente melhor relacionar aquelas estruturas que abrigam pessoas, as quais oferecem  produtos e serviços em uma Feira. A Feira em questão é a XXII Feira de Livros do Sesc, as pessoas representam livrarias, empresas de comunicação ou que trabalham com produtos eletrônicos, veículos de comunicação e integrantes do Sistema S. Às 19h, da última segunda, 22.10, estes estavam reunidos, no Ginásio do SESC Mecejana, para começar a XXII Edição maior evento literário do Estado de Roraima.

XXII Feira de Livros do Sesc
Com as estruturas que abrigam pessoas, produtos e serviços funcionando era necessária uma cerimônia que desse um início oficial ao evento e esta aconteceu com a participação do Presidente do Sistema Fecomércio, Airton Dias, quem discursou para o público que lotava o mini-auditório montado no Ginásio do SESC Mecejana.

- O Sesc tem um compromisso muito grande com a educação do estado, com a cultura. Nós temos a tranquilidade de dizer que quem faz cultura no estado de  Roraima é o Sesc, se você perguntar a qualquer membro da cultura ele vai concordar com isso. Na verdade, o Sesc era coadjuvante, mas se tornou o papel principal, no Brasil todo. Afirmou o Presidente ao avaliar a importância do evento e seu papel no fortalecimento da Cultura local. 

Airton Dias, Presidente do Sistema Fecomércio, na abertura da XXII Feira de Livros do Sesc 

A Gerente de Cultura do Sesc Roraima, Carolina Andrade, que não fez discurso mas deixou sua opinião, reiterou as palavras do presidente falando sobre a importância desta Feira que trará a Boa Vista uma semana de vasta programação que prestigiará a leitura voltada a diversos gostos.

A solenidade de abertura da XXII Feira de Livros foi encerrada com a apresentação da Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de música, que presenteou os visitantes da Feira com apresentação de música instrumental.

Com o fim da solenidade o público voltou sua atenção completa aos stands/barraquinhas/box, os quais apresentavam, em sua maioria, uma grande variedade de livros, revstas, gibis e todo papel impresso com algo que pudesse ser lido. Outros locais reservavam alguns serviços enquanto outros eram só entretenimento, como no caso do O Panda Eletrônicos, que oferecia a oportunidade dos visitantes jogarem vídeo game em plataformas como o Playstation III e o X-Box.

Quem não conhecia a fundo a programação da Feira não teve muito com o que se preocupar. Uma trupe de palhaças, uma parte delas coloridas a outra preto e branca, andava pelo Ginásio do SESC distribuindo folhetos com programação. Sem dúvida, você só ficará sem conhecer a programação da Feira caso não tenha ido à abertura.

Os estudantes também fizeram parte do evento em pes. Eles não vinham apenas de escolas próximas ao Sesc, mas de toda Boa Vista, como por exemplo os alunos do EJA da Escola Caranã. Além da leitura e dos games o desenho também ganhou seu espaço na feira. Num dos box/barraquinhas/stands, o visitante poderia ganhar um desenho de seu rosto, sem nenhum custo.

Os estudantes também estiveram na abertura no maior evento literário do Estado
A noite foi ficando mais noite e o público retornando a sua casa, com muita satisfação em ter participado da primeira noite da XXII Feira de Livros do SESC. Você que não fez parte desse primeiro capítulo não precisa se preocupar, as aventuras proporcionadas pelo evento vão até o dia 26.10, sendo que, a partir desta terça, 23.10, elas estarão disponíveis a partir das 9h, com oficinas, shows, diálogos literários, contação de histórias, mesas redondas e as tais barraquinhas/stands/box. Mesmo não fazendo parte de uma trupe de palhaços esse texto contará a você, nas próximas linhas a programação completa dos próximos dias da XXII Feira de Livros do SESC.

A Feira é uma realização do Sesc/RR e tem o apoio de Sebrae, O Panda Eletrônicos, Governo de Roraima e Fetec. Quem precisar de mais informações sobre os próximos capítulos pode pegar sua sinopse por meio do telefone: 3621-3939, é só falar com o pessoal da Gerência de Cultura do Sesc, organizadores do enredo da Feira e também no site: www.sescrr.com.br.

Confira a programação completa dos próximos dias da XXII Feira de Livros do Sesc



FOTOS DO DIA 22.10 NA XXII FEIRA DE LIVROS DO SESC


Nenhum comentário: