quarta-feira, 24 de outubro de 2012

XXII Feira de Livros do Sesc – Capítulo II: Senta que lá vem a programação formadora


Na segunda, 22.10, aconteceu a abertura da XXII Feira de Livros do Sesc/RR, para terça, 23.10, ficou reservada a missão receber o início da programação formadora do evento, as primeiras oficinas, diálogos literários e mesas redondas.

No Ginásio do Sesc os Stands eram procurados pelos visitantes, enquanto o Espaço Recrearte ganhava o status de local mais movimentado da Feira naquela manhã. Isso acontecia graças às histórias contadas pela Sherazade da XXII Feira de Livros do Sesc, Madalena. A atriz e contadora de histórias fez a felicidade da criançada. Saia um grupo de crianças e outro logo tomava o seu lugar. Nenhum dos visitantes deixava de prestar atenção nas palavras e nos gestos de Madalena.


A contadora de histórias Madalena fez a felicidade da criançada no Espaço Recrearte
Naquela mesma manhã o Teatro do Sesc foi palco da primeira participação especial das jornalistas Larissa Bortolli e Paula Fernandes, vindas do Parará, no evento. Elas fizeram parte, junto do jornalista roraimense Paulo Thadeu e de um público de estudantes que lotava as cadeiras do Jaber Xaudi, do diálogo literário do Livro 'Um Olhar sobre a Aids'.

No horário da tarde, a dupla continuou a dividir seu conhecimento por meio da Oficina sobre Blogs para iniciantes. "Nesta tarde, ministramos um passo a passo, desde a construção do blog, o que é e a história da ferramenta, até a montagem, como se posta um texto, como inserir uma foto. Os alunos sairão da oficina sabendo fazer um Blog e utilizar as funções básicas da ferramenta", afirmou a oficineira Larissa Bortolli.

A noite foi a vez da Feira conhecer a estréia de outra vertente da programação formadora, a primeira mesa redonda do evento. Na atividade, os professores da UFRR, Roberto Mibielli, Roberto Carlos e Maria Helena, da UFRR, debateram sobre “Clássicos da Literatura na contemporaneidade: reflexões”.


Os professores Roberto Mibielli, Maria Helena e Roberto Carlos participaram da primeira mesa redonda da XXII Feira de Livros do Sesc 
Para o professor doutor em Literatura Comparada da Universidade Federal de Roraima, Roberto Mibielli, o interessante buscar meios para trabalhar o texto original e na íntegra, para não perder a compreensão da obra. “Na sala de aula, em geral, a gente trabalha com adaptações. Apresentar o texto e depois deixar que o aluno fique curioso e termine a leitura, adaptações em quadrinhos, teatro. Trabalhar com fragmentos de textos literários atrapalha a compreensão da obra é necessário buscar uma forma de trabalhar esse clássico na íntegra”, comentou o professor sobre a importância do debate do tema proposto na Mesa Redonda.

Ao fim da ação, foi a vez de um ginásio do Sesc, já sem as crianças loucas por histórias daquela manhã, receber o rock amazônico do músico Bem Charles. Com um violão e um computador o grande Bem Charles mostrou suas canções ao público no show que ainda contou com a participação do paranaense Big Nel.


Ben Charles foi a atração musical da terça-feira, 23.10, no maior evento literário do Estado
Assim a terça na XXII Feira de Livros chegou ao fim. Ela foi substituída por uma quarta-feira, 24.10, repleta de continuações e também com algumas estréias. Mas isso fica para o próximo capítulo.

FOTOS DO DIA 23.10 NA XXII FEIRA DE LIVROS DO SESC


Nenhum comentário: