quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Movimento Urbanus provome a cidadania por meio do Hip Hop




Criado no início do ano, por meio da Fusão do Battles Roraima, gerido por Colombo Santos e Eduardo Queiroz e do C4E, administrado por Josy Viana, o Movimento Urbanus vem mostrando à sociedade roraimense como os elementos da Cultura Hip Hop podem se transformar em ferramentas de cidadania.

Colombo Santos e Eduardo Queiroz
Segundo um dos criadores do grupo, o DJ Eduardo Queiroz, o objetivo do Movimento Urbanos é promover a inclusão social por meio da Dança, o Breakdance,  Música, o som dos Djs, Rap dos MCs e das artes visuais, o Graffiti, os elementos que formam o Hip Hop. Com este intuito Movimento já realizou diversos eventos, desde batalhas de Breakdance até o Workshop Cultural "A História do Hip Hop”, o qual contou com a realização de plarestas, mostras de filmes e  oficinas que exploraram a história e os elementos do Hip Hop.

Josy Viana e Eduardo Queiroz, do Movimento Urbanos, junto de Hudson Romério (ao centro), representante do Fórum de Cultura de Roraima
Além das realizações próprias o grupo tem apoiado atividades de outras entidades como o Marretada e o Rock da Independência, organizados pelo Coletivo Canoa Cultural, Caravana dos Pontos de Cultura, as mesas redondas sobre Políticas para a Juventude, realizadas na Escola Carlo Casadio. O movimento também participa do Fórum de Cultura de Roraima.

BBoys se apresentando na Escola Carlo Casadio
"Considero o momento atual do nosso trabalho como uma ótima fase, o trabalho está evoluindo constantemente. Temos seguido um caminho sólido. É claro que ainda falta muita coisa. Precisamos desenvolver melhor a parte da didática, a formação na área do Breakdance. Mas, como disse, é um processo em evolução e vamos melhorar os pontos onde ainda somos falhos", afirmou o BBoy Colombo Santos ao avaliar o trabalho do Movimento Urbanus.

Até o final do ano o Movimento Urbanos ainda promoverá duas batalhas de BBoys, uma no dia 22 de outubro, na praça das águas e outra no dia 12 de novembro, na associação dos moradores do bairro Santa Luzia. Além disso, os BBoys ligados ao movimento Urbanos serão uma das atrações do IV Festival TomaRRock, que será realizado em dezembro.



Nenhum comentário: