quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Criart Teatral é selecionado para participar do Festival de Teatro da Amazônia

Texto enviado por Gilvan Costa


O Criart Teatral de Boa Vista foi selecionado para representar Roraima, na modalidade teatro infantil, com o espetáculo “João e Maria”, no VIII Festival de Teatro da Amazônia, que acontece de 07 a 16 de outubro, em Manaus-AM. A peça será encenada no palco do Teatro Amazonas no dia 10, às 10h.

“Estar nesse festival para o Criart é uma grande conduista, pela quantidade e qualidade de espetáculos que entraram nessa seleção e pela dificuldade de levar via aérea 15 integrantes do grupo com recursos próprios pela falta de apoio. Apesar de o festival ser competitivo independente da nossa colocação já nos sentimos vitoriosos”, comemora Kaline Barroso, diretora do grupo.
 
Sinopse do espetáculo 


João e Maria é uma das histórias mais conhecidas de tradição oral, que foi reescrita pelos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm. A comovente história dos irmãos que se perdem na floresta e encontram uma deliciosa casinha toda feita de doces e são enganados por uma bruxa malvada. Nessa adaptação temas delicados como a violência doméstica, perca de entes queridos e trabalho infantil são abordados com responsabilidade e muito bom humor. Em cena, atores interpretam, dançam e cantam todas as canções do espetáculo, acompanhados pelos músicos, enquanto tocam seus instrumentos, ao vivo, no palco.
 
O Festival
 
O Festival de Teatro da Amazônia (FTA) já está na oitava edição e tem o objetivo de valorizar e difundir o panorama das produções teatrais da Amazônia. O FTA durante suas realizações também consegue realizar um  intercâmbio cultural entre os Estados e países da região amazônica, por meio da exibição de espetáculos representativos das manifestações típicas de cada um. Durante um tempo eram selecionados apenas espetáculos de Manaus, agora prova dessa mudança é a seleção de dois grupos de Boa Vista para esse festival.
 
Breve Histórico do Grupo 
 
O Criart Teatral foi fundado em agosto de 2001, pela atriz e diretora Kaline Barroso, tendo sua estreia no dia 16 de outubro de 2001, no projeto Dramaturgia: Leituras em Cena, do Sesc-RR, que tinha como objetivo estimular a prática de leitura de textos teatrais além de difundir textos inéditos e consagrados.

O grupo estreou com um texto infanto-juvenil de Dário Uzam Filho, ”Tietê mais o Riacho do rabo em pé”. Desde sua fundação o grupo tem feito esquetes teatrais para empresas, comerciais para televisão, espetáculos teatrais infantis e adultos, com recorde de público e crítica.


Merecedor do prêmio notoriedade Cultural 2003 na categoria Artes Cênicas/Teatro infantil e do Prêmio destaque cultural 2004 e 2005, categoria Artes Cênicas pelo espetáculo “Os monólogos da vagina” e por quatro anos ficou em primeiro lugar no Concurso de poesia do Sesi (Conpoesi), na categoria interpretação. 
 
Participou também do I Seminário Cultural da Amazônia, Realizado em Belém-PA, do Fórum Cultural Mundial – Brasil realizado em São Paulo-SP e do Festival de Teatro da Amazônia (Fetam), com o espetáculo “A Formiga Fofoqueira”, sendo indicado em três categorias e recebendo o prêmio de melhor ator para Matheus Ferreira.
 
Em 2005 o grupo começou sua pesquisa na linguagem circense e de clown, surgindo a Trupe Criart. No inicio de 2009 a diretora do grupo desenvolveu uma oficina direcionada aos atores do Grupo Criart, com técnicas de malabares, dança aérea, pirofagia, perna de pau, números de mágica e palhaçada. 
 
Uma das principais características do Criart teatral é a pesquisa de várias linguagens artísticas como dança, circo e música, atualmente desempenha um trabalho de elaboração e encenação de “temas” teatrais com os grupos folclóricos e quadrilhas juninas do Estado de Roraima.
 
Em 2010 foi contemplado com o edital de Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, que aumenta as possibilidades do fazer artístico e de recursos para uma ação contínua dos trabalhos desenvolvidos pelo Criart junto às comunidades carentes do Estado.
 
Ficha Técnica
 
Elenco:  Letícia Santana, Julia Branco, Diogo Silva, Karen Barroso,  Nathana Lindey e Jayne Cardoso. 
Direção, Adaptação e Figurinos: Kaline Barroso.
Sonoplastia: Executada ao vivo por – Celis Regina (Vocal), Josué Filho (Teclado, violão e voz), Kaline Barroso (Vocal), Marinho da Luz (Percussão), Matheus Ribeiro (Violino), Ricardo Brito (Percussão)
Iluminação: Baronso Lucena.
Montagem e Contra-Regragem: Simeão Wanderley,Silvandro Barros e Meiry Santana.
Contra-Regra: Simeão Wanderley e Silvandro Barros
Contato: Kaline Barroso – kaline.barroso@hotmail.com / 8123-4851 / 9116-5864.

Um comentário:

Rogério Barcellos disse...

e foi muito show a apresentação deles lá em manaus.
karen melhor atriz coadjuvante uhuu!!!