quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CineSESC exibe 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Experimente a nova versão do Blog Canoa Pop e nos diga o que achou!
 
Informações enviadas por Éder Rodrigues e Gilvan Costa
 

47 filmes, incluindo títulos inéditos no país, estão na programação da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece pela primeira vez em Roraima. A solenidade de abertura será nesta sexta-feira, 28, às 19h, no CineSESC, no Espaço Cultural Amazonas Brasil, no Sesc Mecejana, com a presença do Secretário da Pessoa com Deficiência da SDH, Antonio José do Nascimento, e do curador da Mostra, o cineasta Francisco Cesar Filho. A programação segue até o dia 3 de novembro, com seções pela manhã, tarde e noite.

A programação é organizada nas seções Contemporâneos, com a produção recente sul-americana, Retrospectiva Histórica, dedicada ao tema Direito à Memória e à Verdade, e Programas Especiais, incluindo obras de Carlos Diegues, Laís Bodanzky e Walter Salles. No total, estão presentes produções da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Entre as várias pré-estréias presentes na 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul destacam-se os novos longas-metragens de Mara Mourão (“Quem se Importa”), Eliane Caffé (“Céu Sem eternidade”) e Érika Bauer (“E A Terra Se Fez Verbo”). São também inéditas no país “TAVA – Paraguay Terra Adentro” (Lucas Keese, Lucía Martin e Mariela Vilchez, Paraguai/Argentina), “Quatro Litros por Tonel” (de Belimar Román Rojas, Venezuela/Argentina) e os colombianos “Ocupação” (de Angus Gibson e Miguel Salazar) e a animação “Pequenas Vozes” (de Jairo Eduardo Carrillo e Óscar Andrade).

Com entrada franca, as projeções acontecem nas 27 capitais brasileiras, sendo que Boa Vista sedia a mostra pela primeira vez. Em todos os locais há acessibilidade a deficientes físicos e acontecem sessões com sistema de audiodescrição e de closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente).

Uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras, o evento é dedicado a produções que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos.
A iniciativa conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil, da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Sesc. As obras mais votadas pelo público são contempladas com o Prêmio Exibição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem. 
 
Em Roraima, o evento com a parceria da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania. Mais informações podem ser acessadas através do website www.cinedireitoshumanos.org.br; o endereço na rede social Facebook é https://www.facebook.com/pages/Mostra-Cinema-e-Direitos-Humanos-na-America-do-Sul/154697214615102, e ainda pelos telefones da produção local 9976-0871 e 9139-2900, com os jornalistas Éder Rodrigues e Nenzinho Soares.

Confira a programação completa da Mostra:





Nenhum comentário: