domingo, 9 de outubro de 2011

Advogado da Folha de Boa Vista fala sobre Liberdade de Imprensa e Direito a Informação em palestra na UFRR


O professor Marcel Gomes, responsável pela disciplina de Ética e Legislação para a turma de quinto semestre de Jornalismo da UFRR, promoveu uma palestra sobre 'Liberdade de Imprensa e Direito a Informação', ministrada pelo Advogado Frederico Silva e Leite, advogado da Folha de Boa Vista; sócio na Silva e Leite Advogados Associados, a qual foi acompanhada por acadêmicos, profissionais e professores da área de jornalismo.



Frederico Silva e Leite falou sobre os cuidados que os jornalistas devem ter para não se darem mal com a Justiça

Durante a palestra Frederico especificou os cuidados os quais as pessoas que decidem trabalhar com o texto jornalístico ou se dispõem a fazer críticas em um jornal devem tomar para não cometerem crimes, prejudicando a si e ao veículo ao qual tem ligação.

"A sociedade tem direito de receber a informação correta". Esta frase do advogado resumiu bem o principal foco do direito voltado à imprensa. Caso um jornalista ou outra pessoa que decida escrever sobre algum assunto faça seu texto baseado na verdade, por mais que ele faça críticas em tom agressivo, essa pessoa, provavelmente, não sofrerá punições caso esteja pautada por acontecimentos verídicos, porém assim que ela passa a usar de mentiras, está cometendo um ato passível de punição judicial.

Professores, acadêmicos e profissionais da área de Jornalismo acompanharam a palestra
"O Veículo de Comunicação e o jornalista devem tomar cuidado para não distorcer a verdade". Este foi um dos recados deixados pelo advogado Frederico Silva e Leite, o qual ainda tratou temas como imparcialidade, o uso de imagens que denigram a honra das pessoas e, por várias vezes, bateu na tecla do uso de informações falsas em textos informativos e/ou opinativos.



Nenhum comentário: