segunda-feira, 4 de junho de 2012

Seda 2012 gera novos produtos audiovisuais para Roraima

Texto adaptado do original publicado na Página Canoa Pop do Jornal Folha de Boa Vista da última sexta-feira (01.06)
Parte das imagens do Clipe Área PCS foram gravadas no próprio bairro Caranã, local referenciado na letra da música, com apoio da comunidade
Entre os dias 22 e 26 de maio o VJ e integrante do Clube de Cinema Fora do Eixo, Carioca, trouxe a Boa Vista, durante a III Semana do Audiovisual, Seda, evento promovido pelo Coletivo Canoa Cultural e SESC/RR, as oficinas de ‘Vídeo Clipe e VJ'e 'Pós TV e Cobertura Colaborativa', nelas novos produtos audiovisuais roraimenses foram construídos, dentre eles Clipes dos artistas Gang do Rap e Euterpe.


MC Niggaz, integrante da Gang do Rap, teve a oportunidade de atuar em diversos papéis durante a III Seda. O Rapaz que chegou ao SESC Mecejana, no dia 22.05, como aluno da oficina de ‘Vídeo Clipe e VJ’, trabalhou como produtor, roteirista, ator, cinegrafista e diretor no novo da Gang do Rap, Área PCS.


“Sempre foi um projeto da Gang do Rap fazer um novo clipe. Busquei nessa oficina o conhecimento para poder realizar esse projeto e sem querer querendo conseguimos transformar essa idéia em um produto muito bom. A galera do bairro Caranã participou das imagens. Todo mundo ficou feliz com o resultado”, analisou o MC Niggaz.


Alunos das Oficinas de ‘VJ e Vídeo Clipe’ e ‘Pós TV e Cobertura Colaborativa’ acompanharam gravações do Clipe da música ‘Pimenta com Sal’
A cantora Euterpe não foi aluna da oficina, mas apoiou e participou da confecção do clipe da música ‘Pimenta com Sal’. As imagens do Clipe foram realizadas na Orla Taumanã, Feira do Produtor e Praia Grande.


“Essa III Seda nos trouxe grandes resultados. Os produtos da Oficina de ‘Vídeo Clipe e VJ’ talvez sejam os mais significativos em relação à parte prática do evento. Gang do Rap e Euterpe representam estilos musicais diferentes e ganharam produtos audiovisuais nas oficinas. Esperamos que a vontade de produzir continue depois dessa oficina e mais artistas ganhem Clipes realizados pelos alunos da Seda”, afirmou Manoel Vilas Boas do Coletivo Canoa Cultural.


Os Clipes de ‘Pimenta com Sal’ e ‘Área PSC’ também ganharam Making Ofs realizados pelos alunos da Oficina de ‘Pós TV e Cobertura Colaborativa’. A equipe de filmagem, produção e os artistas participantes da Oficina de ‘VJ e Vídeo Clipe’ foram filmados e entrevistados pelo pessoal da outra oficina gerando mais dois produtos audiovisuais construídos durante a Seda.


A produção de vídeos continuou depois da Seda


A Seda chegou ao fim no sábado (26.05), porém, mesmo com o fim do evento, Carioca, do Clube de Cinema Fora do Eixo, deu prosseguimento à confecção de novos produtos audiovisuais realizados em solo roraimense. Depois dos clipes de Euterpe e Gang do Rap, o vídeo maker, que ficou em Boa Vista até a noite da última quarta, passou a focar na produção de um documentário sobre as questões indígenas e ambientais de Roraima, a ser apresentado na Rio+20, evento no qual o Fora do Eixo participará.


Parte dos depoimentos para o Mini-Doc foram coletados na Comunidade do Canoani, no município do Cantá
Integrantes da Comunidade Canoani, no Município do Cantá, do CIR, Conselho Indígena de Roraima, Hutukara e os artistas Eliakin Rufino e Carmésia Emiliano foram os entrevistados para o vídeo. O documentário foi realizado com o apoio do Ponto de Cultura ‘Usina Cultura’ e, assim como os clipes e making ofs das oficinas da III Seda, estará disponível, em breve, no Canal TV Canoa no YouTube (www.youtube.com/user/tvcanoa) e no Blog Canoa Pop (www.canoapop.blogspot.com).

Nenhum comentário: