quarta-feira, 27 de junho de 2012

Álbum de Fotos Canoa Pop - Workshop sobre Artes Visuais do Itaú Cultural

O Canoa Pop andou parado no último mês em razão de alguns problemas, que contemplaram desde uma gripe que derrubou por quase duas semanas esse que vos digita (Pablo Felippe, editor do Blog), até problemas com a Internet do Coletivo Canoa Cultural.

Com a conexão a internet no Coletivo e a saúde deste que vos digita restabelecidas as postagens retornam. A princípio elas terão um tom um tanto quanto nostálgico, pois vão falar sobre assuntos que não puderam ser postados durante este mês de junho, mas ainda assim são relevantes e merecem espaço no Blog. Depois disso você vai conhecer as novidades da Arte e Cultura de Roraima.

Fique ligado!

Entre os dias 13 e 15 o pessoal do Itaú Cultural entrou na balada da Funarte e também decidiu promover uma ação voltada as Artes Visuais aqui em Boa Vista. 

Confira o texto e as fotos do último dia do Workshop:

Boa Vista recebe workshop do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais

De 13 a 15 de junho (quarta a sexta-feira), Boa Vista recebe o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte. Gratuitos, os minicursos de três dias serão realizados no Palácio de Cultura Nenê Macaggi, das 14 às 18 horas. O curso tem foco em profissionais desse setor artístico, como pesquisadores, estudantes, artistas e galeristas. Serão disponibilizadas 25 vagas e os interessados devem se inscrever pelo e-mail taynnara_rebeca@hotmail.com ou pelos telefones (95) 9115-3524 e (95) 3621-3577.

O workshop, dividido em três módulos, será ministrado pelo curador Marcelo Campos, que é doutor em Artes Visuais, pela UFRJ e professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte, além de coordenador da graduação em Artes, do Instituto de Artes da UERJ. Marcelo foi curador de diversas exposições como Casa Forte, individual de Renato Bezerra de Mello, no Centro Cultural do BNB, em Sousa (PB), 2010; Estela brilhante, individual de Bárbara Wagner, no Instituto Cultural Banco Real, Recife (PE), 2010; Faustus, individual de José Rufino, no Palácio da Aclamação, Salvador (BA), 2010, vencedora do Prêmio Bravo de melhor exposição do ano.

Arte Aqui, módulo de abertura do workshop no dia 13 de junho (quarta-feira), debate a produção artística local. A partir de um mapeamento na cidade serão identificados artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas. Com esse resultado, os participantes buscarão compreender as dinâmicas de desenvolvimento do segmento em contexto nacional e discutirão estratégias para o agenciamento regional.

No segundo dia, 14 (quinta-feira), em Arte Hoje o tema gira em torno de interesses e questões que permeiam a produção de arte contemporânea, buscando paralelos com o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Encerrando a série no dia seguinte, 15 (sexta-feira), Arte, Cultura e Pensamento Crítico procura localizar a produção artística com foco em áreas da cultura mais amplamente desenvolvidas como arte, filosofia, comunicação, antropologia, entre outras. Seguindo bibliografia indicada, discute pontos relevantes da produção em arte contemporânea, de modo a promover o pensamento crítico sobre a arte produzida no local.

As itinerâncias
O Itaú Cultural promove o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte com o objetivo de contribuir para a articulação e aprofundamento do cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. Até o final de 2012, serão realizados cursos nas cidades de Aracaju (SE), Cachoeira (BA), Araraquara (SP), Boa Vista (RR), Uberlândia (MG), Macapá (AP),  Brasília (DF) e Maringá (PR).

A exposição de temas emblemáticos da arte atual, em contexto nacional e internacional é o principal tema dos cursos. A discussão é permeada por aspectos percebidos no cenário local que permitam links ou desdobramentos frente aos problemas contemporâneos.

Rumos Artes Visuais 2011/2013
A proposta deste segmento do programa Rumos é incentivar artistas emergentes, atuantes no Brasil. Com base na realidade de cada região, procura mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual do país. Assim, além de investigar o momento atual desta produção, detecta as direções e propicia aos selecionados oportunidades de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como a concessão de bolsas de estudo e participação em palestras.

Também integram o programa ações de pesquisa, documentação, reflexão e divulgação da produção visual contemporânea brasileira - tanto na forma de publicações específicas e no registro do resultado em banco de dados, atualizado a cada edição, quanto na realização de exposições itinerantes que estabelecem um intercâmbio entre as diversas realidades regionais. Nas cinco edições realizadas até agora, já foram selecionados, produzidos e divulgados os trabalhos de 295 artistas, de todas as regiões do país, escolhidos em um total de 6.207 inscritos.

Criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de obras em todo o Brasil, o Rumos tem hoje como matéria-prima tanto a produção artística nas mais diversas áreas do país, quanto a intelectual - ao expandir a atuação, a partir de 2000, para algumas áreas do conhecimento humano como Jornalismo Cultural, Educação, e Pesquisa Acadêmica. O programa mapeia talentos nestes setores, apóia a formação dos contemplados e promove a articulação e intercâmbio entre artistas, agentes culturais, pesquisadores, curadores e instituições.

Cada um dos 10 segmentos contemplados tem características específicas, mas a noção de continuidade é comum a todos eles: uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em mostras, shows e outros eventos em território nacional e/ou editados sob a forma de produtos culturais (livros, CDs, DVDs).


SERVIÇO
Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte
Workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013
De 13 a 15 de junho de 2012, das 14h às 18h
25 vagas
Entrada franca por meio de inscrição prévia
Inscrições por meio do email taynnara_rebeca@hotmail.com ou pelos telefones 95. 9115-3524 e 95. 3621-3577

Palácio de Cultura Nenê Macaggi
Praça do Centro Cívico, Boa Vista

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11. 5056-9800
Ana Lívia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Caroline Zeferino: caroline.zeferino@conteudonet.com
Cristina Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11. 2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo
 


Marcelo Campos ministrou o Workshop

Nenhum comentário: