quarta-feira, 27 de junho de 2012

Intervenção Urbana provocará reflexão sobre situação de pontos artísticos de Boa Vista


O Canoa Pop andou parado no último mês em razão de alguns problemas, que contemplaram desde uma gripe que derrubou por quase duas semanas esse que vos digita (Pablo Felippe, editor do Blog), até problemas com a Internet do Coletivo Canoa Cultural.

Com a conexão a internet no Coletivo e a saúde deste que vos digita restabelecidas as postagens retornam. A princípio elas terão um tom um tanto quanto nostálgico, pois vão falar sobre assuntos que não puderam ser postados durante este mês de junho, mas ainda assim são relevantes e merecem espaço no Blog. Depois disso você vai conhecer as novidades da Arte e Cultura de Roraima.

Fique ligado!

Este é o texto de divulgação veiculado na imprensa local sobre a Intervenção Urbana realizada por Ronald Duarte e os alunos da Oficina sobre "Performance como acontecimento".


Nesta sexta-feira (06.06), a partir das 18h, a Oficina de Artes Visuais Contemporânea “Performance como Acontecimento”, que faz parte do programa Desafios Contemporâneos 2012, da Funarte, e está sendo ministrada pelo Artista Plástico, Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ, Ronald Duarte, trará a Boa Vista uma Intervenção Urbana que fará a população roraimense pensar sobre atual situação de certos locais da cidade.


Durante atividades da Oficina, que acontece em Boa Vista desde segunda-feira (04.06), alunos e o professor decidiram transformar o trabalho prático da oficina em uma intervenção Urbana que tentará sensibilizar população e poder público Roraimense sobre situação catastrófica na qual se encontram certos aparelhos públicos culturais de Boa Vista, tais como Teatro Carlos Gomes e a Casa de Cultura.




“Nossa intervenção não é um ato politiqueiro, é uma atividade artística, vamos tentar mostrar por meio da integração de diversos segmentos a situação em que certos locais importantes para Arte e Cultura de Boa Vista se encontram. A intervenção será uma maneira de tentar fazer a população e autoridades refletirem e sensibilizarem por meio de um ato artístico”, ressaltou Ronald Duarte.


A Intervenção, intitulada ‘Suicídio Artístico Coletivo - Boa Vista, Capital Contemporânea da Arte’, terá início às 18h da sexta-feira (08.06), na frente do Teatro Carlos Gomes, com apresentação ‘As Viúvas de Carlos Gomes’. Às 18h30, A Casa de Cultura recebe o segundo ato da intervenção, ‘As Carpideiras da Casa Morta’.


O último ato do ‘Suicídio Artístico Coletivo’ acontece no Portal do Milênio, a partir das 19h, com a Performance: ‘Prato Cheio’, apresentações de Vídeo Arte, Rap e, como a organização do evento gosta de ressaltar, execução de outros suicídios poéticos e individuais.




“Depois da parte teórica a Oficina mostra um desfecho que, além testar os conhecimentos ministrados, representará uma ação de cunho social que trará uma reflexão importante para Boa Vista”, afirmou Hudson Romério, um dos coordenadores da Oficina.


Músicos, atores, produtores culturais, artistas visuais e acadêmicos universitários participam da Oficina sobre “Performance como Acontecimento”, realizada pela Funarte em parceria com Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Observatório Cultural Amazônia e Caribe, Secretaria de Educação, Cultura e desporto (SECD), Fundação de Educação, Turismos, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC), SEBRAE-RR, Ponto de Cultura de Roraima, Usina Cultura, Coletivo Canoa Cultural e Restaurante La Gondola.


Mais informações sobre a Intervenção podem ser obtidas por meio dos telefones: 9126.6946 e 3621.3976, falar com Hudson Romério, 9111.1883 e 3621.3577, falar com Márcio Sergino e 9115.3431 e 8125.8437, falar com Pablo Felippe.

Nenhum comentário: