quarta-feira, 27 de junho de 2012

Funarte realiza oficinas de artes visuais em Roraima


O Canoa Pop andou parado no último mês em razão de alguns problemas, que contemplaram desde uma gripe que derrubou por quase duas semanas esse que vos digita (Pablo Felippe, editor do Blog), até problemas com a Internet do Coletivo Canoa Cultural.

Com a conexão a internet no Coletivo e a saúde deste que vos digita restabelecidas as postagens retornam. A princípio elas terão um tom um tanto quanto nostálgico, pois vão falar sobre assuntos que não puderam ser postados durante este mês de junho, mas ainda assim são relevantes e merecem espaço no Blog. Depois disso você vai conhecer as novidades da Arte e Cultura de Roraima.

Fique ligado!

Este é o texto de divulgação das Oficinas da Funarte realizadas nos dias 04 a 08 e 11 a 15.06 em Boa Vista. Confira: 


Roraima vai receber as primeiras oficinas do programa Desafios Contemporâneos 2012, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Com o tema “Performance como Acontecimento”, a primeira ocorrerá de 4 a 8 de junho e será ministrada pelo artista visual Ronald Duarte, que vai abordar a performance e a sua contextualização no espaço onde é realizada.


Na programação, artista e alunos vão discutir o conceito de performance a partir de vídeos de ações performativas históricas na arte contemporânea brasileira. Também está prevista uma roda de criação para proposições de ações instantâneas e interativas com o público local. E, no último dia, será realizada uma performance coletiva, reunindo o que foi apresentado e debatido no decorrer da oficina.


A segunda oficina será ministrada pela artista Simone Michelin, entre os dias 11 a 15 de junho. Com o tema “Performance”,  o curso vai abordar o corpo, suas representações  e sua atualização como matéria da obra de arte; a ideia de arte contemporânea; e a ideia de paisagem no mundo contemporâneo. Após as atividades, haverá leitura de textos, exibição de  vídeos e, ao final, produção de trabalhos coletivos. 


Parte do programa Desafios Contemporâneos, as oficinas de artes visuais objetivam contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.


Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.


Os interessados deverão fazer sua inscrição até o dia 1 de junho nos seguintes locais: UFRR – Coordenadoria de Artes Visuais, Unidade de Cultura – Palácio da Cultura e Superintendência de Cultura – Centro Multicultural – Orla Tamanan.


Sobre os artistas


Ronald Duarte
Ronald Duarte é mestre em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem vasta produção artística desde 1997, destacando-se mais recentemente o trabalho “Nimbo//Oxalá”, apresentado em 2012 no 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco; em 2011 na Art Basel (Miami, EUA), na Europália (Bélgica), no ABERTO Brasília – CCBB, em OK Höhen Rausch.2 “Einladung Zur Eröffnung (Áustria); e, em 2010, na 29ª Bienal de São Paulo, como artista convidado. “O Brilho dos Olhos”, “Traçantes”, “Choque de Monstro”, “Estrela de Luz”, “Fumacê do Descarrego”, “Caixinha de Surpresas” estão entre outros expostos no país e no exterior.  Foi premiado também no Prêmio Faperj  (Uniarte), Prêmio Marcantonio Vilaça (Funarte/MinC), e Bolsa Iberê Camargo, além de publicações em várias revistas e livros na área das artes visuais.


Simone Michelin


Simone Michelin investiga a natureza do espaço público, enfocando a convergência entre arte, arquitetura, ciência e tecnologia. Doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ; CAIIA-STAR/UK), tem exposto seu trabalho e feito conferências no Brasil e exterior desde os anos 1980. Recentemente participou da Décima Bienal de Havana e da 7ª Bienal do Mercosul. Entre seus trabalhos estão a mostra “Video Links Brazil: An anthology of Brazilian video art”, Tate Modern, London (2007); “LILLIPUT, elogío à superfície”, criado para a inauguração do Instituto Cultural Telemar (2005) e que recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, tendo sido exibido no ZKM Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Karlshure, Alemanha (2006) e na Bienal de Havana (2009). Em 2005, Simone teve uma retrospectiva de seus vídeos organizada pelo Videoformes, dentro do ano Brasil-França, como parte da Bienale d’Art Contemporain de Lyon (França) e da Bienale de l’Image en Mouvement de Genebra (Suíssa); desenvolveu, ainda,  “ADA, Anarquitetura do Afeto” para a Bienal de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial 2.0: Divergências Tecnológicas.


Serviço:


Oficina “Performance como Acontecimento” com Ronald Duarte


Duração: 40 horas


Dias: 4 a 8 de junho


Oficina “Performance” com Simone Michelin


Duração: 40 horas


Dias: 11 a 15 de junho


Inscrições até 1º de junho


Locais: Universidade Federal de Roraima, Centro Multicultural – Orla Taumanan e Palácio da Cultura


Informações:
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21)  2279-8089


Hudson Romério – (95) 9126.6946/3621.3976 - hudsonromerio@gmail.com 


Anderson Paiva – (95) 9117.1787/3621.3154 - anderssonpaiva@ccla.ufrr.br, anderssonpaiva@live.com 


Rosangela Costa – (95) 8112.1103/3621.3577 - rosangelabezerracosta@yahoo.com.b 


Marcio Sergino – (95) 9111.1883/3621.3577 - marcio.sergino@gmail.com

Nenhum comentário: