sexta-feira, 1 de junho de 2012

III Seda Boa Vista-RR agita Audiovisual roraimense

A III Seda Boa Vista, Semana do Audiovisual, aconteceu entre os dias 21 e 26 de maio

A Seda, Semana do Audiovisual, evento que já havia movimentado o Audiovisual roraimense, nos anos de 2010 e 2011, voltou a Boa Vista entre os dias 21 e 26 de maio, trazendo, novamente, uma programação voltada a teoria, prática e discussões sobre os caminhos do cinema independente. O evento aconteceu por meio de uma parceria entre Coletivo Canoa Cultural, SESC/RR e Clube de Cinema Fora do Eixo.


Na noite da segunda-feira, 21.05, aconteceu, no Cine SESC Mecejana, a Abertura do evento. A Cerimônia trouxe mostras de filmes amazônicos, com curtas roraimenses da Mostra SESC 2010 e o documentário paraense 'Filhos de Chiquita'. Ao final das Exibições um Coquetel foi oferecido aos presentes.


Carioca, do Clube de Cinema Fora do Eixo, ministrou Oficinas sobre 'Vídeo Clipe e VJ' e 'Pós TV e Cobertura Colaborativa'
Nas duas últimas edições da Seda agentes do Fora do Eixo Nacional, representantes do Clube de Cinema Fora do Eixo, visitaram o evento compartilhando seus conhecimentos com os roraimenses. Nesta III Edição isso não foi diferente, Carioca, que apesar do nome é um dos moradores da Casa Fora do Eixo São Paulo, foi o agente audiovisual trazido a Boa Vista.


O VJ, que é um dos coordenadores nacionais da Seda, chegou a Terra de Macunaima com as missões de ministrar Oficinas sobre 'Vídeo Clipe e VJ' e 'Pós TV e Cobertura Colaborativa', trazer os filmes da DF5 para Mostras da III Seda e também comandar os alguns dos debates realizados durante o evento.


Na terça-feira, 22.05, Carioca deu início aos seus trabalhos com a Oficina sobre 'Vídeo Clipe e VJ'. Cerca de 22 alunos lotavam a sala de informática do SESC Mecejana, local onde a primeira parte da atividade aconteceu. O VJ falou sobre teoria nas primeiras duas horas da Oficina até dividir a sala em dois grupos que realizariam, a partir de então, a parte prática do trabalho, confecção de vídeo clipes.


A Praia Grande recebeu filmagens do Clipe da música 'Pimenta com Sal', interpretada pela cantora Euterpe
Os artistas Gang do Rap, grupo de Rap do qual faz parte o MC Niggaz, que era um dos alunos da oficina, e Euterpe foram os escolhidos, por meio das músicas 'Área PCS' e 'Pimenta com Sal', respectivamente, a ganhar os produtos finais da Oficina.


Na tarde da quarta-feira, 23.05, os alunos saíram a campo. O grupo responsável pelo Clipe da música ‘Área PCS’ foi ao bairro Caranã, mais especificamente na Praça dos Cabos e Soldados, também conhecida como PCS, fazer suas primeiras imagens. Os trabalhos aconteceram com o apoio da comunidade local que participou em peso das filmagens.


O grupo do Clipe da Cantora Euterpe foi a Feira do Produtor e a Orla Taumanã captar imagens. Este primeiro trabalho de campo dos alunos da oficina de 'Vídeo Clipe e VJ' foi acompanhado pelo Canal Amazon Sat e será veiculado no Programa Via Cruviana.


A partir das 19h da quarta-feira a III Seda recebeu mais uma Mostra de Vídeos e seu primeiro bate-papo sobre Cinema. O longa ‘Avenida Brasília Formosa’ foi a atração da mostra. Após o filme os presentes debateram sobre o Cinema e as novas mídias e conheceram os mecanismos da DF5, Distribuidora de Filmes Fora do Eixo. 


O diretor Alex Pizano também foi um dos oficineiros da III Seda Boa Vista
No dia 24.05, quinta-feira, além da continuação da oficina de ‘Vídeo Clipe e VJ’, a III Seda recebeu o início das Oficinas sobre ‘Direção em Cinema’ e ‘Cenário 3D e Massa Plástica’ ministradas pelos agentes audiovisuais roraimenses Alex Pizano e Tana Halú, respectivamente. As oficinas também foram acompanhadas pelo Amazon Sat.


A noite as Mostras e os debates da III Seda continuaram. Vídeo Clipes e curtas de animação e produções roraimenses estiveram no cardápio da Mostra. Depois as novas linguagens do cinema foram debatidos no Cine SESC.


Na manhã da sexta-feira, 25.05, a cantora Euterpe esteve presente nas filmagens do Clipe Pimenta com Sal. Além disso, uma nova oficina teve início na Seda, ‘Pós TV e Cobertura Colaborativa’ era o tema da atividade. Os novos alunos da Seda acompanharam e fizeram a cobertura das últimas gravações dos Clipes de Euterpe e Gang do Rap.


A noite uma grande celebração ao cinema roraimense aconteceu no Cine SESC. A III Mostra SESC de Curtas foi exibida trazendo seis curtas confeccionados por realizadores roraimenses. 'Eldorado: A Esperança e o Desespero', de Paula Moreira, 'Walk', de Ruy Felipe Freitas, 'Insólito' e 'Desfronteira' de Thiago Bríglia, 'Um Novo Olhar' de Éder Rodrigues Dos Santos e 'Aprendendo – Homenagem a Paulinho da Viola' ,de Aroldo Pinheiro foram atrações da Mostra. Depois da Exibição dos curtas aconteceu um bate-papo sobre o momento atual do cinema roraimense.


Realizadores e amantes do audiovisual estiveram presentes na III Mostra SESC de Curtas
III Seda chegou ao fim na noite de sábado, 26.05, apresentando o Longa Fora do Eixo Bollywood Dream, os clipes confeccionados durante a Oficina sobre ‘Vídeo Clipe e VJ’ e os Making Ofs produzidos durante a Oficina de ‘Pós TV e Cobertura Colaborativa’.


Ao sair do Cine SESC o público presente no encerramento da III Seda ainda pode conferir os shows de Vinícius Tocantins e Gang do Rap, que promoveram o último grande encontro entre música e Audiovisual do evento.


Além de realizar o Clipe da Música 'Área PCS' a moçada da Gang do Rap fez um dos shows de Encerramento da III Seda
E assim foi a III Edição da Seda, conhecimento, bons filmes, debates qualificados, ótimos produtos confeccionados, alunos certificados, audiovisual roraimense prestigiado e um parágrafo rimado no texto final sobre o evento.


O Coletivo Canoa e o Clube de Cinema Fora do Eixo agradecem ao SESC e todos aqueles que confiaram no evento e espera que a Seda continue gerando frutos positivos para história do Audiovisual roraimense. 

WEB TV Canoa Pop - Clipe: Gang do Rap - Área PSC



WEB TV Canoa Pop - Clipe: Euterpe - Pimenta com Sal

WEB TV Canoa Pop - Clipe: Euterpe - Pimenta com Sal



WEB TV Canoa Pop - Making Of do Clipe Pimenta com Sal (III Seda Boa Vista-RR)

Nenhum comentário: