sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Série brasileira ganha as redes sociais


Por Fábio Dias, acadêmico de Jornalismo da Univerisade Federal Fluminense. Mesmo de longe as postagens dele estarão entre nós - fabiodacar@gmail.com


O domínio dos EUA quando o assunto é seriados já é um assunto recorrente aqui na coluna. Estamos longe de ter uma indústria de seriados tão elaborada e complexa, mas isso não quer dizer que os brasileiros não produzam boas peças nessa área.

Seja em canais abertos, onde encontramos poucas opções de séries, ou nos pagos, onde a disputa é acirrada, as séries nacionais tem um destaque cada vez maior. Mesmo assim, muitas produções acabam engavetadas ou à espera eterna de um lugar ao sol.


É o caso de "3%". A série brasileira ficou famosa graças ao seu trailer que se espalhou rapidamente pela internet, e assim, ganhou uma legião de fãs. Diferente do que podia se imaginar, a série ainda luta para conseguir um espaço na televisão.


O seriado mostra a disputa de jovens em busca de uma vida melhor. Na história, parte da população vive em uma região desolada e sem esperança, a única chance é conseguir passar para "O Lado de Lá", uma espécie de paraíso para os personagens. Tudo fica ainda mais tenso com as regras do jogo: Apenas os jovens de 20 anos podem competir, e somente 3% deles terão o tão sonhado prêmio.


Como é de se esperar, o processo de seleção não é nada simples. Sob intensa pressão, os jovens terão que participar de jogos cruéis e mostrar que merecem ir para um mundo melhor. Nessas situações de estresse e medo, cada um mostrará o seu pior lado para fazer parte dos 3% vencedores.


A série conta com as redes sociais para divulgar a iniciativa. Presente no OrkutFacebook e Twitter, o seriado já levanta milhares de entusiastas na torcida por um patrocinador. É comum ver na página da série no Facebook pedidos de continuação do trailer ou de sugestões para arrecadar dinheiro para a produção. O seriado venceu a Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros na categoria Séries de Ficção - Festival Internacional de Televisão 2010 e a Etapa I do edital de seleção de desenvolvimento e produção de teledramaturgia seriada para TVs Públicas - FicTV / Mais Cultura - MinC. 

A série ainda não tem um canal para exibição, mas enquanto isso, vale a pena conferir o episódio piloto da produção, em três partes, no Youtube:

Nenhum comentário: