segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Rock da Independência promove mescla de estilos na Praça das Águas



Durante quatro anos o Rock da Independência foi realizado no anfiteatro da Orla Taumanã. Em 2011, porém, foi sugerido um local novo para a realização do evento, e com esse novo endereço também aconteceu uma diversificação nos estilos musicais apresentados durante a ação.

O novo Rock da Independência ofereceu ao público da Praça das águas shows de Reggae, Hip-Hop e Roquenrou, com as bandas DiSavana, BBoys ligados ao Movimento Urbanus, Grupo M-nênCia Rap, Bandas Insert Rock, Iekuana e Interceptor.

Com um pouco de atraso a V Edição do Rock da Independência teve início trazendo o Reggae Roots da banda DiSavana. O sexteto reggaeiro trouxe aos fãs do ritmo de Boy Marley e Gregory Isaacs um show predominantemente autoral, com letras que exaltam as belezas de Roraima e desejam boas vibrações para a vida de todos. Com as bênçãos de Jah, como gosta sempre de ressaltar o vocalista Wendell, o grupo garantiu um ótimo começo ao evento. O público que começava a chegar à Praça das Águas aprovou o show da banda, com direito a um coro que acompanhou boa parte das músicas do grupo, formado há apenas nove meses.

Depois do Reggae foi a vez do Hip-Hop invadir o Rock da Independência pelo segundo ano seguido. Na edição 2010 a Gang do Rap foi uma das atrações do evento. Neste Ano Mc Dog e Mc Thiago retornam com um novo grupo. Ao lado do DJ Ivan eles foram o M-nênCia Rap. O trio mandou suas rimas falando sobre a realidade, sofrimento, mas, acima de tudo, o poder de superação do povo da periferia.

Após Rap foi a vez de um outro elemento do Hip-Hop entrar em cena. Os BBoys ligados ao Movimento Urbanos, comandado pelo DJ Eduardo Queiroz e o BBoy Colombo Santos mostraram os passos do Breakdance ao público que delirava com as acrobacias dos dançarinos. Bboy Markin, Bboy Pantu " Fabio ", Bboy Danilo, Bboy Wesley e Bboy Colombo foram as estrelas dessa parte do Rock da Independência.

Com o fim da participação do Hip-Hop o Rock da Independência começou a ter seu nome justificado. Insert Rock, Iekuana e Interceptor fecharam a ação com muito roquenrou; roquenrou para todos os gostos. A banda Insert Rock, caçula do HardCore roraimense, já guarda ótimos shows no currículo e no Rock da Independência os meninos não deixaram a peteca cair. Agora com dois irmãos Lepletier (Rodrigo e Knot) tocando juntos, a banda mandou seu HC para o público da Praça das Águas ouvir. Antes do fim do show o grupo ainda executou uma das grandes surpresas da noite, uma versão HC de Luan Santana, que abrangeu ainda mais a proposta de mescla de estilos do V Rock da Independência.

Stallyn Buckley e seus companheiros da banda substituíram a Insert Rock. A Iekuana é uma velha conhecida do Rock da Independência e trouxe novamente seu som pesado, com letras de crítica social ao evento. Como aconteceu nas edições anteriores, a banda levantou o público e garantiu pedidos de ‘mais um’ após a banda informar que o show tinha acabado. Durante a apresentação Stallyn ainda comemorou a participação da banda no 2º Amazonas Tattoo Convention, que acontecerá neste final de semana, e contará com a participação de mais duas bandas locais.

Para encerrar o V Rock da Independência com muito metal, foi a vez da banda Interceptor levar os presentes as boas e velhas rodinhas tão características do multicultural do SESC. A banda de João, Frankson, Rodolfo e Cia. recompensaram a espera dos camisas pretas. Os pulos, rodinhas, batidas e cabeças balançando, que tomaram conta da Praça das Águas durante o show da Interceptor, traduziram bem o quanto o público curtiu a apresentação.

E assim, depois de contemplar seguimentos musicais diferentes, o Rock da Independência V Edição chegou ao fim. A chuva não visitou o evento, mas, ano que vem, ela não terá dúvidas do local do evento mais patriótico de Roraima.

6 comentários:

INTERCEPTOR disse...

muito boa a iniciativa do canoa cultura esperamos participar novamente ano que vem INTERCEPTOR

Jéssica Costa disse...

Eu achei massa pra caramba. A mudança de 'endereço' deu uma nova cara pro Rock da Independência, além de apresentar o evento pra um novo público. Sensação de missão cumprida, :)

netuh disse...

fico bem legal, achei que o local vai trazer um numero maior de pessoas, mas acho que poderia só da um jeito de concentrar a galera de frente pra banda, porque ficou muita gente atrás dela, inclusive eu : )

Emmily Melo disse...

Ano passado foi a 1ª vez q fui ao Rock da Independência e gostei muito, mas nesta 'minha' 2ª edição foi muuito bacana! Alternar estilos musicais deixou o evento interessante e conquistou o público =) Parabéns ao Canoa por mais um evento bem sucedido!

bjoks ;***

Eduardo disse...

O Evento foi um sucesso,misturando estilos e mostrando pra sociedade local que temos sim grandes artistas em todas as culturas, VALEU CANOA

canoa_manoel disse...

olha, depois do cabaret ter tido uma programação excelente, quero agradecer e muito a todos os artistas que se apresentaram. Foi lindo. O público ficou até o fim. Fiz questão de perceber que as 23 horas, quando a Interceptor tocou sua última música, quasr ninguém estava na praça, mas ao redor do evento estava lotado. O povo curtiu, de reggae ao metal, dos b-boys ao rock da insert. Lembrando que o show da iekuana foi histórico, com direito a bis e tudo. A cultura Hip Hop cresce a olhos vistos e a "quebradeira" do público da interceptor voltou a aparecer nos eventos. Foi muito "massa".