sábado, 3 de setembro de 2011

Conheça a diretriz e as estratégias que foram elencadas no II Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Roraima

Texto enviado por Hudson Romério

O Fórum de Cultura apresenta à diretriz e as estratégias que foram elencadas no II Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Roraima - Câmara Temática de Educação, Cultura e Desporto – presidida pela Secretária de Estado de Educação, Cultura e Desporto, Professora Lenir Rodrigues Luitgards Moura, que nortearão a cultura do Estado de Roraima nos próximos anos: PPA – 2012/2015.

O Fórum agradece a todos seus membros e entidades parceiras que colaboraram com a elaboração, mobilização e articulação para efetivação das propostas para implantação e implementação de politicas publicas para a cultura; além do fomento, democratização, acessibilidade para criação, produção, gestão, difusão, resgate, preservação, comercialização, viabilidade/sustentabilidade, trabalho, renda, novos conhecimentos e tecnologias, informação/comunicação e toda e qualquer manifestação folclórica e artística roraimense.

Esta ação foi só o começo de nossa longa caminhada, temos ainda a criação da Secretaria de Cultura, o Fundo de Cultura, a LDO onde serão apresentadas as ações e metas para efetivação de nossas estratégias e diretriz da cultura.

Agradecemos e parabenizamos o companheirismo, amizade e esforço da Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Professora Lenir Rodrigues Luitgards Moura em favor de nossa luta para institucionalização da cultura em Roraima, nossos aplausos e respeito.

Hudson Romério
Membro do Fórum de Cultura 


CULTURA

DIRETRIZ:

INSTITUCIONALIZAR A CULTURA DO ESTADO DE RORAIMA ASSEGURANDO AS RELACOES ETNORACIAIS, GARANTINDO O ACESSO À PRODUÇÃO E CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS CULTURAIS.

ESTRATÉGIAS:

1. Criação da Secretaria Estadual de Cultura, do Fundo Estadual de Cultura, Sistema Estadual/Plano Estadual de cultura e reestruturação do Conselho Estadual de Cultura de forma paritária;

2. Efetivação a criação do Instituto do Patrimônio Cultural e Museológico do Estado de Roraima (EC-RR 021 – maio/2008), e a Fundação Anaua de Cultura;

3. Fomento da Economia da Cultura de forma sustentável, promovendo a geração de trabalho e renda, e o desenvolvimento das novas tecnologias.

4. Promoção da diversidade das expressões culturais efetivando a criação de programas capazes de garantir a sustentabilidade das populações tradicionais e indígenas.

5. Efetivação de programas capazes de garantir a sustentabilidade das populações tradicionais indígenas.

Nenhum comentário: