domingo, 4 de setembro de 2011

Campeonato conta com a participação de 118 atletas

Texto enviado por Edilson Rodrigues edilson.rodrigues@gmail.com

É grande a movimentação na área de saltos Barra do Vento, aonde acontece o Campeonato Brasileiro e Latino Americano de Formação em Queda Livre. Desde o dia 02, 118 paraquedistas brasileiros, argentinos, mexicanos e cubanos participam do evento, que conta ainda com representantes da Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPQ) e da Confederação Latino-Americana de Paraquedismo (COLPAR).

Na sexta-feira, os atletas fizeram um reconhecimento da área, observando a estrutura do local que dispõe de equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros, banheiros, restaurantes e lanchonetes, além de ambientes próprios da competição como salas para árbitros, câmera man, manifesto, entre outras.

O paraquedista paranaense Raul Stolv, que integra uma das equipes de São Paulo, disse que o evento está bem organizado e que a área é uma das melhores do Brasil, por ser livre de obstáculos, como fios e aeronaves.

No sábado, os paraquedistas fizeram treino oficial. Conforme o presidente da CBPQ, Jorge Derviche, as equipes ensairam as coreografias em terra e depois executaram no espaço. “Cada equipe é composta de quatro paraquedistas e um câmera man que filma a evolução e depois se reúnem para verificar no vídeo as possíveis falhas na execução”, explicou.

Hoje (domingo), segunda e terça-feira acontece a competição, com início às 7h30. Ainda no domingo, o presidente da COLPAR, Tomas Barriolo, fará a diplomação ao presidente da CBPQ, Jorge Derviche, por conta da quebra do recorde de formação em queda livre, no início deste ano, no estado do Arizona – Estados Unidos, com a participação de 108 paraquedistas, entre eles brasileiros.

O campeonato, que termina na quarta-feira com a premiação das equipes campeãs, é aberto ao público. A área de saltos Barra do Vento fica localizada a 25 quilômetros de Boa Vista – BR-174 – sentido Manaus. Após a ponte do Água Boa, deve-se dobrar à segunda estrada a esquerda, passando por duas pontes de madeira. Para chegar ao local, há placas de sinalização.

Nenhum comentário: