terça-feira, 5 de julho de 2011

Redes sociais para amantes de cinema e tv


Por Fábio Dias, acadêmico de Jornalismo da Univerisade Federal Fluminense. Mesmo de longe as postagens dele estarão entre nós - fabiodacar@gmail.com



Uma das principais vantagens dos sites de relacionamento virtual é poder reunir pessoas que gostam de um mesmo assunto para discutir tópicos, trocar ideias, dar dicas e acompanhar as novidades sobre interesses em comum. Aqui no Brasil, o Orkut foi responsável por grande parte desses encontros, através das famosas Comunidades. Ainda hoje, o site continua como porta de entrada de muitos brasileiros rumo ao mundo digital.

Comunidades do Orkut | Mais do que figurinhas para colecionar no perfil

As Comunidades e Fóruns da internet foram por muito tempo um lugar de encontro para apaixonados por séries e filmes, mas com a queda de acessos do Orkut e fóruns, muitas pessoas migraram para sites especializados. Hoje encontramos redes sociais voltadas para amantes de leitura, de futebol, de jogos, de música, até para compras. Uma infinidade de sites, onde é possível compartilhar sua atividade favorita com outras pessoas que curtem o mesmo hobby.

Os amantes de cinema e televisão não ficam de fora dessa e também tem seu espaço garantido na rede. Nesse post veremos alguns dos sites mais acessados por aqueles que não se contentam em apenas assistir uma série ou filme, mas querem também compartilhar, indicar, registrar e controlar tudo o que veem na tela.













É o mais novo queridinho das redes sociais. O Get Glue reúne não só séries e filmes, mas todas as atividades de lazer e cultura, como shows, esportes, livros, jogos, músicas, ou até mesmo um pensamento sobre um tópico específico ou uma celebridade. O site utiliza o sistema de Check-in, onde você faz o registro de uma atividade que está fazendo naquele momento. Os Check-ins e o acúmulo de atividades dão direito aos adesivos (Stickers), quanto mais você compartilha e avalia atividades, mais adesivos você ganha.

O Get Glue é indicado para aqueles que gostam de compartilhar com detalhes o que estão fazendo num determinado momento. É possível compartilhar as informações do site facilmente via twitter, ou no Facebook, onde os check-ins são postados com a imagem da ação realizada. Uma boa maneira de deixar os seus seguidores e amigos por dentro do que você anda assistindo, lendo e ouvindo. O site não disponibiliza sistema de temporadas ou episódios para as séries, o que pra alguns pode parecer uma deficiência.

Get Glue é em inglês e pode ser acessado via cadastro do Facebook ou com um simples formulário. Para conhecer o site, clique aqui.




No mesmo estilo de adesivos do Get Glue, o Miso é uma rede social para compartilhar filmes e séries em tempo real. Assim como no primeiro da lista, é possível deixar comentários, a diferença fica no detalhamento do site, que permite fazer check-ins e comentar episódios específicos de cada série. Na página incial encontramos uma lista com os 10 programas/filmes mais assistidos no momento.

O Miso também permite encontrar amigos do Twitter, Facebook, Gmail, Yahoo e outros serviços de e-mail.
O site é em inglês e também pode ser acessado com o login do Facebook ou com um simples cadastro.
















O Filmow é um site brasileiro que fornece perfil de filmes, séries, novelas, artistas, além claro, dos próprios usuários. No site é possível marcar uma produção como já vista, desejada, indesejada ou favorita, bem como se tornar fã de um artista em uma página personalisada com todo o histórico do autor, ator, ou diretor. O Filmow ainda oferece listas como a de artistas aniversariantes, de filmes e séries que serão lançadas ou que já estão no cinema e nas locadoras.

O grande diferencial do Filmow é a sua base de dados que conta com novelas, miniséries e séries brasileiras, bem diferente do que encontramos em sites estrangeiros. É a minha sugestão para quem procura um site no nosso idioma e que possui registro de produções tanto nacionais como internacionais.

Para acessar o Filmow, basta ter uma conta no Facebook, no Twitter, ou realizar o cadastro no próprio site, que você acessa aqui.





Voltado apenas para seriados, o Orangotag se destaca pela facilidade no controle das séries que assistimos. É possível marcar os episódios vistos, as séries que acompanhamos, além de ser alertado sobre as séries em que você está atrasado. 

A presença maciça de brasileiros no Orangotag traz uma experiência ainda mais completa. O site é todo em português e seus usuários costumam comentar com muita frequência os episódios, o que gera boas (e acaloradas) discussões.

O Orangotag ainda fornece uma lista com os programas mais assistidos na semana e perfil de várias séries, que podem ser avaliadas e salvas na sua lista de seriados. Para conhecer o site, clique aqui. É possível acessar utilizando a conta do Facebook ou com um cadastro no próprio site.

Agora que você conhece alguns dos sites mais utilizados por quem curte filmes e séries, que tal começar a compartilhar suas atividades com outros amantes de televisão e cinema? Escolha uma rede e divirta-se. Até a próxima!

Nenhum comentário: