terça-feira, 12 de julho de 2011

Crônicas da SEDA Boa Vista 2011: Flávio Charchar, Coletivo Pegada-MG, relata o evento

Este foi o relato do agente Flávio Charchar, Coletivo Pegada-MG, sobre a SEDA Boa Vista 2011, enviado ao Clube de Cinema Fora do Eixo. Charchar ministrou durante a SEDA Boa Vista 2011 a oficina de Mídias Livristas e participou de uma palestra sobre Elementos da produção Audiovisual.

Flávio Charchar do Coletivo Pegada-MG

Realmente a SEDA Boa Vista foi bem produtiva no que se diz respeito a contatos e um start em várias articulações.

So corrigindo a Ya em uma info: o Remanescente das Sombras é dirigido e produzido pelo Alex, mas o roteiro é de outro cara que até apareceu brevemente em um dos dias da Seda. O Fred foi quem fez o roteiro e atuou no último filme do Alex, o curta O Estranho, que mostra claramente uma grande evolução nos trabalhos dele como cineasta, principalmente em qualidade técnica.

A história do Sr. Contente foi emocionante. Infelizmente não pude participar da conversa com ele pois estava em outra mesa na hora, mas pelo que vi dos brutos e do video, é uma figura emocionante. O fato é que a oficina de Midiaslivres foi começar no segundo dia de SEDA e isso tornou um pouco complicado quanto a trabalhar uma cobertura colaborativa e terminamos por achar melhor juntar a minha com a da Cris, de forma que criamos um produto "jornalistico" para web, que foi essa matéria com o Sr. Contente, pensamos em fazer um mini-doc de maior porte, contudo não foi possível. Em breve vamos finalizar umas coisas além da edição que ja foi apresentada na SEDA, expandindo ela um pouco e soltando ela para todos assistirem.

Em termos de aproveitamento, dos 10 alunos, uns 4 tiveram destaque e perguntaram bastante. Encaminhamos todos para acompanhamento do Canoa e pensarem em ações em conjunto, inserindo a moçada dentro do processo deles e trazendo projetos deles para perto do coletivo e para o que eles podem fazer para ajudá-los. Além do cineclube do Sr. Hudson, nesse processo de cineclube dele, existe uma tecnologia que eles conseguem transmitir para 14 cidades no interior de forma muito rápida. Isso deve possibilitar sessões cineclubistas para mais 14 cidades simultâneas em uma única exibição! Ja fizeram a experiência algumas vezes e funcionou super bem, sempre com público local presente.

Além disso, Alex Pizzano é um caso a parte em RR. Pensamos seriamente em possibilidades de trazê-lo pra mais perto como realizador, circulando em algumas das SEDAs e nos debates, pois tem muita experiência em criar arranjos para viabilizar suas produções. Logo menos vamos subir duas delas na DF5 e vocês vão poder sacar um pouco do trabalho dele.

O Fred Martins, parceiro do Alex, é um cara que ficou muito interessado no cineclubismo, além de conhecer mais o circuito. Outro que é massa também de participar de alguns dos nossos encontros presenciais e vmaos tentar articular isso para esse segundo semestre.

Acho que no geral, temos somente a agradecer a moçada do Canoa que nos recebeu muito bem com todas as dificuldades enfrentadas pra conseguir produzir o evento e mostrou muita força local. Até aparecemos no RRTV de lá e todas as mídias da cidade estavam noticiando o evento mesmo sendo o aniversário da cidade no mesmo fim de semana.

:D

Abraços a todos e agora vamos enfrentar o desafio da SEDA - Manaus!

Vamo que vamo!

--
Flávio Henriques Charchar

Nenhum comentário: