terça-feira, 19 de julho de 2011

Crônicas da SEDA Boa Vista 2011: A palavra do Canoa


Realizar a primeira Seda Boa Vista, no final do ano passado, foi um desafio para o Canoa. Conseguimos trazer a temática do audiovisual independente em oficinas e palestras e mostras que mostraram ao público um pouco daquilo que o AV Fora do Eixo era capaz. Nosso pecado, porém, foi deixar aqueles participantes se dispersarem. A Seda acabou sendo, por essa visão, apenas mais um evento. Alguns frutos independentes de nossa participação direta vieram e no final de junho deste ano assistimos ao curta ‘O Estranho’, que teve o esboço de seu roteiro começado na Seda 2010, sendo lançado. Em 2011, por sorte, muitas coisas foram diferentes.

Excetuando-se pelo primeiro dia, não tivemos lotação nas oficinas, mas isso não se tornou um defeito e sim uma virtude dessa Seda. Os que compareceram, voltaram e reapareceram nos dias seguintes. Perdemos em quantidade, mas a qualidade alcançada é o ponto a ser comemorado.

Os interesses diversos daqueles participantes se uniram dentro das propostas do FDE e o Canoa cumpria seu objetivo de juntar artistas e o público do AV com a esperança que parte daquele público, um dia, venha a se tornar artista.

Os debates, também qualificados na máxima da qualidade e não da quantidade. Flávio Charcar (MG), Cris Silva (AM) e Yasmin Bidim (SP) puderam conhecer e compartilhar seus conhecimentos com Éder Rodrigues, Farley dos Santos, Alex Pizano, Fred Martins, Ellen Carmen, Pedro Alencar, dentre outros agentes locais. Roraima mostrou o que pode oferecer e a Rede como pode receber tal contribuição.

Dentre os alunos é impossível não citar a participação de Hudson Balateiro, cinegrafista local com larga experiência, o qual foi fundamental em certos detalhes do evento. Hudson se mostrou extremamente interessado em conhecer as tecnologias do Fora do Eixo e usá-las para fortalecer o AV local, seja na produção, exibição ou circulação. Graças a ele conhecemos o Seu Contente, personagem do minidoc da Seda 2011.

Realizamos mostras variadas durante todo o evento que mostraram desde os vídeos minutos da UFRR ao longa cartão postal distribuído pela Df5.

Ao fim da Seda fica a esperança do Canoa poder ajudar a produção AV de Roraima naquilo que puder. Estamos abertos e gostaríamos de agradecer aqueles que confiaram no nosso evento.

Agora é a hora de trabalhar para que a Seda 2012 seja incomparável. Nos vemos na próxima exibição.


Oficinas realizadas:
Edição de vídeos básica (4h) / 22 Participantes
Mídias Livristas, Cinegrafia e Criação de Cineclubes (16h) / 15 Participantes

Palestras e Mesas Redondas:

A Crescente Produção Audiovisual em Roraima:
Com: Éder Rodrigues, Alex Pizano e Fred Martins

Elementos da Produção Audiovisual:
Com: Flávio Charchar (Coletivo Pegada-MG), Ellen Carmen e Frederico Martins

Cineclubismo:
Com: Yasmin Bidim (Massa Coletiva-SP) e Felipo Abreu (SESC/RR)

Mostras de Filmes:

Dia 5 - Retrospectiva Seda 2010: Filmes da Df5 e do Coletivo Difusão
Dia 6 – Mostra Roraimense: Filmes da ABDC/RR e UFRR
Dia 7 – Mostra Df5
Dia 8 – Mostra Norte: Dívida Sangrenta e Wrong (Alex Pizano) e Filmes Coletivo Difusão
Dia 9 – Mostra Nacional: Rua Augusta, Cartão Postal (Df5) e O Estranho (Alex Pizano)

Produto Audiovisual realizado durante o evento: Minidoc sobre o Seu Contente


Dúvidas, críticas, elogios e, é claro, reclamações:

www.pablofelippe@gmail.com
nucomcanoa@gmail.com
canoapop@gmail.com

9115-3431 (VIVO)
8125-8437 (TIM)
8802-8142 (OI)
Aceito a doação de um celular da CLARO

Pablo Felippe - Editor do Blog Canoa Pop
(É claro que um simples comentário na postagem também resolve. Abraço!)

Nenhum comentário: