segunda-feira, 28 de maio de 2012

Expedição Ciclos e a relação entre o amazônida e a bicicleta


O Projeto Expedição Ciclos visitou Boa Vista entre os dias 16 e 19 de maio

A Expedição Ciclos, ação de caráter artístico-educacional voltada para a pesquisa, registro, experimentação e difusão da arte e cultura e amazônicas, promovida pelo COletivo A SENDA, um núcleo de criação coletiva independente, associado ao Instituto Cultural Amazônia Brasil, está percorrendo as capitais da Amazônia, com o objetivo de estabelecer diálogos através de exposições, performances, vídeos, intervenções urbanas, leituras e outras formas de expressão em artes integradas. 


A expedição percorrerá as margens do Amazonas, seguindo de perto a trilha deixada pelas bicicletas na pele da floresta. O fotógrafo e video-maker Diogo Vianna, a escritora e diretora de produção Narjara Oliveira, o web-artist Kauê Lima; a produtora cultural Gabriela Lacerda e o músico, escritor e produtor cultural Pedro Vianna programaram para a etapa Manaus a Exposição Ciclos, do fotógrafo amazonense Diogo Vianna; a III Mostra de Cinema da Amazônia, do ICAB; as intervenção urbanas A Amazônia é minha, do artista plástico PP Condurú e do poeta Pedro Vianna; Ver-o-Peso, do cineasta paraense Eduardo Souza; além do lançamento da Revista PZZ e do livro Sementes da Revolta. Todas as atividades são gratuitas e visam a transversalidade e circulação da arte independente na Amazônia, assim como o mapeamento de pontos produtores de cultura na Região Norte do Brasil.


A idéia principal do Projeto é registrar o uso da bicicleta pelo povo amazônico
Em sua primeira etapa, o projeto levou a Exposição Ciclos, do fotógrafo Diogo Vianna, para a Galeria Theodoro Braga, em Belém. O material foi produzido ao longo de 1 ano de pesquisa na região metropolitana de Belém, e no interior do Estado do Pará. A ação contou com uma programação paralela com seção especial de cinema, no Cine Líbero Luxardo, seguida de debate; com o projeto Atrito: um laboratório de criação coletiva no espaço da Galeria Theodoro Braga, que teve participação de vários artistas. Entre eles Alexandre Cerqueira, artista visual; Renato Torres, músico e escritor; João Cirilo, artista visual; Leo Chermont, músico e produtor do Casarão Cultural Floresta Sonora; Tom Salazar, compositor e guitarrista; Ulisses Parente, fotógrafo e artista-visual; o ator e performer Netto Dugon; e o músico e escritor Pedro Vianna.


As parcerias com os governos do Pará e Amapá, e o apoio institucional da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, do Instituto Cultural Amazônia Brasil e do Circuito Fora do Eixo, tornaram possível, na segunda etapa do projeto, diversas ações culturais para o estado do Amapá. A equipe passou 15 dias desenvolvendo um trabalho onde a fotografia digital, o vídeo-arte, a música, a poesia, e a intervenção urbana foram as linguagens escolhidas para dialogar com a realidade local. No dia 15 de fevereiro aconteceu o vernissage da exposição Ciclos no Museu Histórico Joaquim Caetano, em Macapá. A montagem da segunda edição da mostra contou com 13 fotografias, realizadas no Pará e Amapá, e dois vídeo-artes. Também rolou uma intervenção musical do duo de música experimental Tem Deck?, formado pelos músicos amapaenses Otto Ramos & Pepeu Ramos. 


Na noite de 16 de fevereiro aconteceu a intervenção urbana em vídeo digital Ciclos, no Mercado Central de Macapá. Em parceria com o Instituto Cultural Amazônia Brasil, a Expedição Ciclos, realizou no dia 17 um recorte da III Mostra de Cinema da Amazônia em Macapá, apresentando várias produções amazônidas. Tudo aconteceu através de parceria com o Coletivo Palafita, foi realizada uma noite de encerramento de atividades na Casa Fora do Eixo em Macapá. O evento teve a apresentação do Tatamirô Grupo de Poesia, com o espetáculo “Embriagai-vos!”; Eureka e Captta, com a performance “João Cheiroso e João do Céu” e Grupo Boca Miúda: um grupo de poesia infantil. 


Diogo Vianna é o fotógrafo do Projeto
Em Manaus a expedição uniu sua programação à II Mostra Internacional de Videodança na Amazônia. A partir das 18:00, do segundo dia da MIVA, aconteceu um recorte da III Mostra de Cinema da Amazônia com a exibição de curta metragens produzidos no Estado do Pará, e a intervenção digital em vídeo mapping de Lucas Gouvea. No dia 26 aconteceu a vernissage da Exposição Ciclos de Diogo Vianna na galeria do ICBEU, paralelamente às performances e exibições de videodanças da MIVA. Dia 27 Diogo Vianna e Lucas Gouvea realizaram algumas intervenções em projeção. Já no dia 28 foi organizada uma bicicletada pelas ruas de Manaus, com a galera do Pedala Manaus. 


No dia 29 rolou um Sarau de encerramento da Expedição Ciclos com lançamento da Revista PZZ. Vários poetas locais participaram do evento que contou com de intervenções, declamações, show da banda Adelaidenegão e sorteio de revistas entre os participantes. O público de Manaus pode conhecer a maior revista de Arte & Cultura do Norte do Brasil, que está estendendo seu campo de atuação para a as outras capitais da Amazônia. Contribuindo assim para a transversalidade cultural entre os diversos pontos produtores de cultura no norte do Brasil.


IV Etapa, destino: Roraima


Diogo Viana, Fotógrafo da Expedição Ciclos, chegou a Boa Vista na última quarta (16.05) trazendo consigo os materiais da Expedição, projeto que tem por objetivo fazer registro fotográfico e audiovisual do uso da bicicleta pelo povo da Amazônia. Na quarta, com o apoio do Coletivo Canoa Cultural e Fetec, Diogo iniciou os trabalhos da Expedição em Boa Vista. No horário da tarde o fotógrafo iniciou o registro do uso das bicicletas pela população de Boa Vista. No início da noite, o Espaço Multicultural da Orla Taumanã recebeu a IV Mostra Internacional de Cinema na Amazônia, que deu início oficial as Mostras ligadas ao projeto.


Uma mostra de Filmes amazônicos deu início aos trabalhos da Expedição em Boa Vista
Na quinta (17.05), a Expedição Ciclos começou a mostrar o resultado do trabalho realizado no Pará, Amazonas e Amapá. 18 fotos que ilustram o uso das bicicletas pelo povo daqueles Estados foram expostas no multicultural da Orla. A ação marcou a estréia da Exposição Fotográfica da Expedição Ciclos em Boa Vista, que ficará disponível até o sábado (19.05). Fotógrafos como Wank Carmo e produtores culturais, como Hudson Romério, Márcio Sergino e a Conselheira de Cultura Silmara Costa, foram alguns daqueles que prestigiaram o primeiro dia da Exposição Ciclos, que foi animada pelas músicas do DJ Diogi, da Gang do Rap.


Na quinta-feira (17.05) o Multicultural da Orla Taumanã recebeu a Exposição Fotográfica da Expedição Ciclos
Na sexta (18.05), foi a vez da Expedição trazer a Boa Vista o Lançamento da Revista PZZ, um dos meios de comunicação que realiza a cobertura dos trabalhos do projeto e a projeção dos Vídeos Arte ligados ao projeto. Toda ação foi acompanhada pelas músicas de Vinícius Tocantins, quem, na ocasião, esqueceu seu fiel violão e atacou de DJ durante o evento.


No terceiro dia do evento Diogo Vianna apresentou ao público roraimense os vídeos confeccionados durante a Exposição
A IV Etapa da Expedição Ciclos foi encerrada por uma ação que prestigiou a grande vedete do projeto, ela, a bicicleta. Com o apoio da Fetec e Federação de Ciclismo de Roraima, uma bicicletada que teve início no Portal do Milênio e fim na Orla Taumanã e contou com cerca de 20 participantes, que iam desde ciclistas profissionais, curiosos, a pais que levaram seus bebês para pedalar em cadeirinhas específicas para crianças que são conectadas as magrelas, encerrou oficialmente os trabalhos de Diogo Vianna em Boa Vista, ele, é claro, registrou toda ação e também deu umas pedaladas.


A etapa Boa Vista da Expedição Ciclos chegou ao fim, no sábado, 19.05, com a realização de uma bicicletada
Na madrugada de sábado para domingo Diogo Vianna deixava Boa Vista tendo cumprido seu dever e levado ótimas fotos que mostram o uso da bicicleta pelo povo da Terra de Macunaima. As imagens serão apresentadas nos próximos destinos que a Expedição percorrer, esses incluem mais cinco cidades da amazônia legal e também Rio de Janeiro e Inglaterra.


Nenhum comentário: