terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vinícius Tocantins lança virtualmente seu novo EP nesta quinta


De Belém, passando por Boa Vista e chegando ao Amajari, Vinícius Tocantins junta suas influências e lança seu novo trabalho solo

Vinícius Tocantins apresenta seu novo trabalho nesta quinta
O ano de 2012 chega como uma grata surpresa aos fãs do músico Vinícius Tocantins, no quinto dia deste novo ano o artista lançará virtualmente seu segundo EP Solo, que se chamará 'A vida vem em ciclos'. Blog Som do Norte, Blog Canoa Pop e Portal Som Independente farão o lançamento virtual do Compacto do paraense, quem escolheu Roraima como casa e inspiração para sua carreira musical, e mostra ao público suas novas composições e uma regravação do Mestre Neuber Uchôa.

No início de 2011 Vinícius Tocantins voltava à cena musical com o EP 'O que te faz bem', seu primeiro trabalho solo. O Compacto trazia duas composições próprias e a regravação de um chorinho. No decorrer do ano o cantor amadureceu suas idéias e passou a trabalhar em um novo projeto: 'A vida vem em ciclos'. Com uma pegada mais profissional em relação ao primeiro EP, gravado no Home Studio de Vinícius, na cidade do Amajari, 'A vida vem em ciclos' contou com a co-produção do músico Ben Charles, de quem Vinícius é amigo e fã.

- Esse novo EP teve um olhar bem profissional com a produção do Ben Charles. Ele é um cara que admiro muito e fiquei muito satisfeito com o resultado das músicas. Ele deu muita liberdade pra as minhas opiniões. Disse Vinícius.

A foto da Capa do Compacto é do Fotógrafo Marcelo Seixas
O segundo compacto do artista, assim como o primeiro, conta com duas composições próprias e uma releitura. Deixando de lado o Hit ‘Casinha de Abelha’, o paraense inicia o novo trabalho apresentando aos fãs a versão de outra música do Mestre Neuber Uchôa, ‘Nossa Bossa’, a qual, além de ser uma homenagem aos amantes do estilo roraimeira, lembra em sua letra o município de Amajari, nova casa do cantor nos últimos anos.

Depois da regravação os fãs de Vinícius são presenteados com as metáforas do dia-a-dia feitas pelo cantor: ‘Ponto Fixo’, segundo ele "uma mistura de Indie com Folk que foi escrita depois de uma insatisfação em um fila de Banco" e ‘Recados’, "uma declaração de companheirismo, um pop/rock que encerra o compacto".

- Assim como no primeiro compacto, mostra a minha troca da guitarra pelos violões. É um momento mais pessoal, uma busca por influências que representem tudo isso que respiro. De Belém passando por Boa Vista e agora Amajari. Disse o músico sobre as influências que recaíram sobre o novo EP.

Nesta quinta-feira(05/01), ‘A vida vem em ciclos’ terá seu lançamento virtual realizado nos Blogs Som do Norte e Canoa Pop, Portal Som Independente e nas redes sociais Twitter e Facebook, no perfil e na página do artista. Vinícius acredita que até o fim de janeiro terá os EPs físicos em mãos, os quais serão vendidos ao preço de R$5. No mês de março o artista pretende realizar o show de lançamento oficial do EP, na Videoteca do Palácio da Cultura, em Boa Vista.

- Uma coisa ficou muito clara pra mim nesse novo momento de carreira solo. Antes me via como um guitarrista que cantava, agora me vejo como um cantor que toca guitarra. Parece uma comparação besta, mas isso muda todo o sentido. Com a carreira solo tenho novas influências que não caberiam em uma banda de Rock. É um trabalho muito mais pessoal, mas que traz uma carga de responsabilidade triplicada pra mim. Eu sinceramente estou bem ansioso para saber o que o público vai achar desse trabalho. Espero que o público goste e replique cada vez mais. Eu fiz com muito carinho. Esta é análise que Vinícius faz sobre o EP e o recado que deixa para todos aqueles que tiverem a oportunidade de ouvir ‘A vida vem em ciclos’.

Som do Norte, Som Independente, Canoa Pop, a página de Vinícius no Facebook e o perfil dele no Twitter participarão do lançamento virtual do EP 'A Vida vem em Ciclos'


CONFIRA AS LETRAS DAS MÚSICAS E A FICHA TÉCNICA DO EP ‘A VIDA VEM EM CICLOS’



1. NOSSA BOSSA

(Neuber Uchôa) 

Bravo seja quem do Amajari 
Seja bravo quem tem Anauá 
Tudo rola que nem caxiri 
rola tudo com damurida
 
Peça pra pescar parimé 
Peça pra subir parimar 
Peça pra Cauamé te molhar 

Pererê foi saci de bossa 
Curupira é da nossa roça 
Natureza é Macunaima 


2. PONTO FIXO 

(Vinícius Tocantins) 

Mais de uma hora em ponto fixo 
Tem pensamento aqui 
Tem vai e vem 

Pelos sorrisos que não se vem mais 
Se pra ti não dá
 
Pra mim melhor não gabelar 
O que se pode esperar 
Um sim, talvez, sei lá 
Tudo se pode esperar 
Pra que seja melhor 
Ou não me espere jamais 


3. RECADOS 

(Vinícius Tocantins)
 
Meu corpo faz recados pra te ver maior 
Quem for atrás verá que somos bem melhor 
 Que transformou o ar 
Em gosto pra pensar 
Em nosso sonho 

Meu corpo faz recados pra te ver melhor 
Quem for atrás verá que somos bem maior 
 Que transformou o ar 
Em gosto pra pensar 
Em nosso sonho 
 Vai ser bom o amor 
se enroscar com a incerteza 
Pra que eu possa sentir 
O sorriso e a tua beleza 



Vinícius Tocantins:
Voz, Guitarra e Violão

Ben Charles:
Teclado, Baixo e Bateria 

FICHA TÉCNICA:

Gravado, mixado e masterizado no estúdio La Toca Music - Boa Vista (RR), Brasil. Outubro de 2011. 
Exceto Bateria, gravada no Estúdio Parixara. Técnico de gravação de Bateria: Márcio Patrício.
Voz e Violão, gravado no Estúdio Tambaqui por Vinícius Tocantins.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Rubens Ribeiro, Manoel Vilas Boas e Ben Charles - Corais em "Bossa Nossa", "Ponto Fixo" e "Recados". 

PRODUZIDO por Ben Charles e Vinícius Tocantins.

Fotografia: Marcelo Seixas.

Arte: Vinícius Tocantins. 

Vinícius Tocantins 'A vida vem em Ciclos' agradece: Ben Charles, Neuber Uchôa, Pablo Felippe, Cristofer Floco, Jon Nelson, Rubens Ribeiro, Manoel Vilas Boas, Canoa Cultural/Fora do Eixo, Marcos Ramirez, Marcelo Seixas, Comunidade do Amajari e a todos que contribuíram para a realização deste Disco. 
Dedico este disco a minha Mãe (Vera Lúcia Tocantins), minha irmã (Verena Tocantins), minha querida noiva (Anny Barroso), amigos(as) e pessoas que gostam do meu trabalho pelo incentivo dado desde o começo a minha música. Esse Disco é pra vocês!

Contatos: 
vinicius.tocantins@gmail.com @vtocantins viniciustocantins.tnb.art.br

 

2 comentários:

Fernando disse...

Aê, Vinícius! Parabéns pelo trabalho! Mesmo de longe estou por aqui desejando sucesso!

Vinicius Tocantins disse...

Valeu Fernando \o/

A batalha é longa mas muito prazerosa. Quinta-feira é o grande lançamento.

Abrçs