sexta-feira, 2 de março de 2012

MC HD traz influências regionais para o Rap da Terra de Macunaima


Texto adaptado do original publicado na Página Canoa Pop do Jornal Folha de Boa Vista desta sexta-feira (02/03).

Você vai conhecer agora a história de Hudson de Oliveira Matos, o MC DH
A Edição 2012 do Grito Rock Boa Vista proporcionou ao público que curtiu a primeira noite do evento a oportunidade de conhecer uma nova/velha figura do Rap Roraimense, o MC HD. Com 10 anos de carreira, mas pouca visibilidade na cena da musical atual, o Rapper se considera muito mais conhecido na Sul do Estado que em Boa Vista. Apresentando uma produção autoral consistente, com influências regionais, o MC contou sua história de luta e militância em prol do Rap da Terra de Macunaíma.


O MC HD foi uma das atrações da V Edição do Grito Rock Boa Vista-RR
Em 1998, o jovem amazonense Hudson de Oliveira Matos, na época morador do bairro Nosssa Senhora de Fátima, na Cidade de Manaus, conheceu por meio de uma Fita VHS o trabalho do Rapper Carioca MV Bill, artista que o fez ter curiosidade de aprender mais sobre o Rap. "No início eu considerei aquilo como som de galeroso, mas ouvindo melhor e por meio das análises de outros amigos, vi que as letras do artista, principalmente na música 'Soldado do Morro', tinham muito a ver com a minha vida. Daquele momento em diante minha mente se abriu para os caminhos do Rap", contou o Mc HD.


A partir de 2003, já morando em Roraima, na Região do Jundiá, Hudson, aos 18 anos, teve sua primeira oportunidade de se apresentar como Rapper, em um show na Escola que frequentava. A apresentação, criada para durar apenas uma tarde, acabou transformando o fã do Rap em um artista que passou a cantar as dificuldades da vida na periferia usando muitas influências regionais, semelhantes as usadas pelos artistas do movimento Roraimeira.


HD é influenciado pelos artistas do Movimento Roraimeira, como Neuber Uchôa, e usa elementos regionalistas em suas composições 


"Tenho por volta de 20 composições, infelizmente nenhuma delas está registrada. Nos meus shows costumo executar seis músicas. Meu diferencial em relação aos meus colegas é o estilo regionalista de minhas músicas. Tento usar os elementos locais em minhas rimas. A minha principal canção é um homenagem a Boa Vista e se chama ‘Pequena Pacata’ ”,  afirmou o MC HD.


O Rapper do Sul do Estado


Antes de tornar-se oficialmente o Mc HD, Hudson já teve outros nomes artísticos como: ‘Militante’, ‘Guerrilheiro HD’, ‘Hud’ e ‘Neguinho Brow’. Por ter surgido na Região do Jundiá, HD acredita não ser muito conhecido na capital, em comparação a outros artistas como Grupo GDR e Eminência, mas afirma ter uma boa visibilidade no Sul do Estado. “Em Boa Vista não tenho repercussão, já fiz várias conexões e apareci em shows junto da Gangue do Rap (GDR), mas no Sul do Estado tenho certeza que a galera sabe quem é o MC HD”.


Nos shows no Grito Rock Boa Vista, o MC HD contou com participação do MC Niggaz e do DJ Johd7, ambos integrantes da Gangue do Rap
Nos shows do MC HD na Prévia do Grito Rock e no evento oficial Grito Rock Boa Vista 2012, o Rapper contou com a participação do MC ‘Niggaz’ e do Dj ‘Jhod 7’, ambos da Gangue do Rap. Para as próximas apresentações HD se prepara para estrear uma parceria com o DJ Eduardo Queiroz, do Movimento Urbanus.


“O momento do Rap em Roraima é único. A força que a Cultura Hip Hop tem recebido é tremenda. As conexões têm possibilitado o crescimento de todos. Nos meus shows contei com a ajuda do pessoal da Gangue do Rap e agora poderei tocar junto do Eduardo Queiroz, que é um DJ experiente, quem eu admiro muito. Será uma ótima parceria. Tenho certeza que ela vai potencializar minha carreira. É o que faltava para o pessoal de Boa Vista dizer que conhece o MC HD”, analisou o Rapper.


O MC HD iniciará uma parceria com o experiente DJ Eduardo Queiroz, um dos coordenadores do Movimento Urbanus


Após contar seus novos planos o Mc HD deixou uma rima para os leitores da Folha de Boa Vista que desejarem conhecer seu trabalho. “Passado tantos anos depois 2003, estou aqui: HD, pra você, pra vencer, não pra perder. Tem que ter conteúdo. Pois aqui é Região Roraima, pode acreditar, não importa se é no Jundiá ou em Pacaraima. Tem que somar, tem que suar a camisa”, rimou o MC HD.


HD começou a fazer Rap em 2003, na Região do Jundiá
Quem quiser conhecer melhor o trabalho do Rapper pode visitar o perfil ‘Rapero Matos’, na Rede Social Facebook. Lá você encontra fotos da trajetória do artista.

Nenhum comentário: