quinta-feira, 29 de março de 2012

Magistério Indígena Tamî’kan promoverá sexta cultural


Informe enviado pela Ascom SECD-RR


Os participantes do curso Magistério Indígena Tamî’kan promovem no próximo dia 30 de março a XIII Sexta Cultural Pedagógica e Científica. O evento será na quadra da Escola Estadual Barão de Parima das 8h às 18h e terá como tema “Práticas Pedagógicas Indígenas”. As atividades são coordenadas pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR).


“A principal intenção da Sexta Cultural é inovar as práticas pedagógicas do professor indígena visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem de forma diversificada e dinâmica, no contexto educacional indígena”, destacou Simone Batista, diretora do CEFORR.


O evento é aberto à visitação do público em geral e também de estudantes. A programação terá início às 8h com a abertura oficial, composição de mesa, oração, além de apresentações culturais como canto e jogral. Em seguida começam as apresentações dos professores cursistas.


FOTO: ASCOM/SECD
Serão trabalhos com temas como “Jogos pedagógicos”, “Educação escolar indígena e direitos educacionais”, “Plantas frutíferas e medicinais”, “Alimentação sustentável” e “Geração de energia elétrica”.  


Haverá ainda sorteio de brindes, desfile “Professor nota dez”, apresentações de artes plásticas, leitura visual, paródias e ainda grupo de forró Tamî’kan. Pela parte da tarde, a partir das 14h, serão realizados jogos e brincadeiras como vôlei com balão, queimada, bandeirinha com balão e futebol (masculino e feminino).


SEXTA CULTURAL


A Sexta Cultural faz parte das atividades do curso Magistério Indígena Tamî’kan; é desenvolvida pelos alunos em cada etapa presencial, com apresentações de trabalhos, pesquisas científicas e pedagógicas, de acordo com o tema contextual. Os trabalhos são assessorados pela equipe pedagógica do curso e professores formadores.


O Tamî’kan, que na língua Macuxi quer dizer “sete estrelas”, busca formar professores que já atuam como docentes nas comunidades indígenas, mas que não têm formação em Magistério.


FOTO: ASCOM/SECD
No total, participam 105 professores que atuam em instituições de ensino localizadas na Região das Serras, Baixo Cotingo, Raposa, Amajarí, São Marcos, Wai-Wai e Serra da Lua. Eles pertencem às etnias Macuxi, Wapichana, Wai-wai, Ingaricó e Yekuana.


“O Tamî’kan é realizado a partir dos princípios da Educação Indígena, com respeito aos processos próprios de ensino e aprendizagem, valorização da língua materna indígena e diálogo intercultural, bem como a socialização tradicional dos conhecimentos”, explicou a gestora do CEFORR.


Durante o curso, são ministradas aulas de Gestão Educacional, Antropologia, Didática da Língua Portuguesa, Arte Indígena, Espanhol, Informática, História da Educação, entre outras disciplinas como Física, Química, Português, Matemática e também estudam a Língua Materna.

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