sábado, 25 de fevereiro de 2012

Grito Rock 2012 agita Roraima


Texto Adaptado do original publicado na Página Canoa Pop do Jornal Folha de Boa Vista da última sexta-feira (24/02)


Na última semana o Blog Canoa Pop mostrou para você a programação completa do Grito Rock em Roraima, agora, depois de três gritos realizados, é hora de mostrar como foi o evento e contar uma ótima novidade sobre o GR em RR.


O maior Festival Integrado do Mundo invadiu Roraima durante os dias do Carnaval. Boa Vista, Tepequém e Pacaraima, receberam a edição 2012 do Festival Grito Rock, que trouxe, durante os dias 17 e 21, atrações musicais, teatrais, de dança, poesia, fotografia e oficinas a Terra de Macunaima, de forma totalmente gratuita.


Mesmo não estando oficialmente escalado para o Festival o Mestre Neuber Uchôa fez uma participação durante o show da banda Líber e os Macunaimanos


O palco Velia Coutinho tornou-se um caldeirão artístico ao receber, nos dias 17 e 18, pelo quinto ano seguido, o Grito Rock Boa Vista. O evento que deixou de ser uma opção ao Carnaval para virar algo obrigatório no calendário da capital roraimense. Durante dois dias Rock, Reggae, MPB, Rap, Teatro, Dança e a Exposição Poético-Fotográfica Sete Pecados mostraram ao público a diversidade de atrações oferecidas pelo Festival.


Do estreante no evento, Mc HD, ao experiente quinteto Iekuana, banda que fechou as apresentações do Festival, a música foi o carro chefe do Grito, promovendo uma integração entre estilos musicais e as várias vertentes do Rock. O HardCore da Box44 e o Pós-Punk da Alma Nômade foram as atrações estrangeiras do Grito. Vindas do Amazonas as bandas deram continuidade ao sucesso dos artistas manauaras no GR.


Dante e a moçada da banda Iekuana fecharam o GR BVB com muito roquenrou
“A edição de Boa Vista do Grito Rock é algo que guarda uma história de enorme sucesso. Em mais um ano conseguimos mostrar que o evento é um grande Festival de Artes Integradas e não só uma mostra musical. O Grito promove a integração entre os artistas e os produtores de diversas vertentes e gerações. Todas as dificuldades passam quando vemos a satisfação no rosto do público”, analisou o gestor cultural Manoel Vilas Boas, um dos organizadores do Grito Rock.


Grito Rock estréia no Tepequém


A consolidação do Grito Rock na capital abriu caminho para novos desafios. O maior deles, em 2012, esteve na estréia do Festival na Serra do Tepequém, acontecida no último domingo (19). A realização confirma o sucesso da interiorização do Festival em Roraima, iniciada em 2011 com a primeira edição do Grito Rock Pacaraima.


O Rock alternativo da banda Reclive agitou a serra do Tepequém
A volta aos palcos de Vinícius Tocantins, ao lado de seu ex-companheiro de banda Somero, Cleber Medeiros, o roquenrou das bandas Box44 (AM) e Reclive, foram algumas das atrações do evento, encerrado pela reggueira da banda DiSavana. A exposição Sete Pecados também subiu a serra trazendo a mistura entre as fotografias de Kalyua Vasconcelos e a poesia de Eli Macuxi.


“Foi muito bem voltar aos palcos no Tepequém, afinal é um lugar que faz parte do município de Amajari, onde moro e que tem influenciado decisivamente a minha música nos últimos tempos. Fico feliz desse Grito Rock entrar para minha história e pode dizer que Vinícius Tocantins voltou a cena na primeira edição do Grito Rock Tepequém”, afirmou o músico Vinícius ao falar do seu retorno.


A Exposição Sete Pecados esteve presente nos Gritos Rock Boa Vista, Tepequém e Pacaraima


Outra serra e mais Grito Rock


Na terça-feira (21), o Grito Rock trocou a serra do Tepequém pela de Pacaraima e pela segunda vez foi realizado na fronteira com a Venezuela. O evento contou com as mesmas atrações apresentadas do Tepequém e o reforço da banda Acertijo, que veio da Terra de Hugo Chavez para fazer parte do Grito. O Pós-Grunge Venezuelano esquentou o frio da Serra e deu o primeiro passo para, quem sabe, a realização do Festival na Venezuela, em 2013.


Os Venezuelanos da banda Acertijo foram a atração especial do Grito Rock Pacaraima
“Talvez a Acertijo tenho sido a grande surpresa do Festival. Essa segunda edição do Grito Rock em Pacaraima e a participação de uma banda Venezuelana reforçam essa integração que o Festival tem. A idéia é que isso se fortaleça ainda mais e faço com que o Grito aconteça no maior número de cidades possível”, disse Manoel Vilas Boas.


Para quem pediu bis


Durante o Grito Rock Boa Vista as negociações entre o Coletivo Canoa Cultural e o pessoal da banda PDG, vinda de Bonfim, permitiram a criação de mais um Grito Rock Roraima em 2012, esse atenderá pelo nome de Grito Rock Bonfim-RR 2012.


No dia 17 de março, o GR fará sua estréia na Fronteira com a Guiana e fechará oficialmente a temporada de Gritos Rock em Roraima. Segundo Manoel Vilas Boas a ação fortalecerá ainda mais a integração cultural e artística do Festival trazendo mais uma cidade para a lista de realizadores do Grito Rock.


A cobertura completa dos Gritos Rock Boa Vista, Tepequém e Pacaraima e as informações sobre o Grito Rock Bonfim você encontra no Blog Canoa Pop: www.canoapop.blogspot.com .



Nenhum comentário: