quarta-feira, 27 de abril de 2011

Circuito Cultural SEBRAE/Canoa na Escola leva atividades culturais às Escolas de Boa Vista

Parceria entre SEBRAE-RR, Canoa Cultural e outros grupos de artistas do Estado leva oficinas e apresentações ao colégio São Vicente de Paula


Informativo do Evento


Oficinas diversas, apresentações teatrais e de dança, esta será a programação oferecida, de forma gratuita, aos alunos da Escola São Vicente de Paula e toda comunidade em geral no último sábado do mês de abril (30). Este é o Circuito Cultural SEBRAE/Canoa na Escola, projeto itinerante realizado por meio de uma parceira entre Coletivo Canoa Cultural, SEBRAE-RR, Governo do Estado, IFRR, Fetec e os grupos que fazem parte do projeto de empreendedorismo cultural da instituição.


Levar a Cultura para ao maior número de locais no Estado de Roraima. Baseado neste objetivo o Coletivo Canoa Cultural criou em 2009 os projetos itinerantes: Canoa na Praça, na Escola e na Estrada. As ações pretendiam levar debates, oficinas e apresentações culturais para escolas e praças de Boa Vista e dos outros municípios do Estado. Em 2010 o Canoa na Escola e na Estrada passaram a integrar o Circuito Cultural do SEBRAE. Neste ano, o primeiro ponto de parada do projeto será a Escola Estadual São Vicente de Paula, no bairro São Vicente.


Painel da Escola Estadual São Vicente de Paula


A Escola atende 617 alunos, de bairros próximos, como 13 de Setembro e Calungá e de locais mais afastados como: Nova Cidade, Brigadeiro e Alvorada. O colégio atua no Ensino Fundamental, capacitando alunos de quinta a oitava série.

Segundo a diretora Dinalva Ferreira a instituição já desenvolve atividades voltadas para o teatro, tendo sido premiada em alguns festivais. Para ela ações trazidas pelo Circuito Cultural serão de grande ajuda para a o contínuo desenvolvimento de realizações culturais no colégio. “Esta atividade vem para somar com os projetos que já realizamos na Escola. Será uma oportunidade de reforçar nossos projetos culturais e trazer novos interesses aos alunos.”, analisou a diretora.


Karoline Moura, aluna da Escola São Vicente de Paula




A aluna da quinta série, Karoline Moura, de 10 anos, falou sobre o interesse em participar das oficinas que serão trazidas pelo Circuito, principalmente da oficina de teatro. “Antes de entrar na escola eu já fazia teatro, dança e capoeira, mas tive de parar, pois o horário começou a chocar com minhas aulas. Essa oficina será boa para relembrar as coisas que fazia e também aprender coisas novas”.


O SEBRAE-RR considera a iniciativa uma maneira de trazer maior visibilidade ao projeto de empreendedorismo cultural da instituição e, consequentemente, a produção cultural do Estado. “O Circuito permite a disseminação do conhecimento cultural nos lugares por onde passa. É uma forma tanto de estimular a produção por meio de apresentações e de incentivar possíveis artistas por meio das oficinas”, afirmou a gestora Tahis Horta da Silva, coordenadora do Projeto.


Em 2011, o SEBRAE-RR, pretende, em parceria com Coletivo Canoa Cultural e demais parceiros, levar o Circuito Cultural para um número maior de localidades em comparação a 2010. Segundo Manoel Vilas Boas a boa recepção das ações neste primeiro destino será fundamental para as próximas edições do Circuito Itinerante. “Começar bem é fundamental. Esta primeira edição do Circuito 2011 é o passo inicial para conseguirmos levar as atividades do projeto para o maior número de pontos possíveis dentro do Estado”, afirmou o presidente do Coletivo Canoa Cultural.


Oficina de Skate de Dedo será uma das atrações do evento


Skate de Dedo com o Projeto Aprender é Brincar


Uma das novidades da edição 2011 do Circuito Cultural SEBRAE/ Canoa na Escola é a oficina de Skate de Dedo ministrada pelos integrantes do Projeto Aprender é Brincar. Durante a oficina os participantes aprenderão a usar as miniaturas de Skate e a fazer manobras em pequenas rampas.


Segundo Jimmy Melo, skatista e ministrador da oficina, esta ação permitirá uma repopularização do uso do Skate de Dedo, brinquedo o qual, segundo ele, era mania no começo da década de 2000. “Esperamos trazer uma opção de lazer as crianças. Os Skates de Dedo foram largamente utilizados no começo dos anos 2000, pretendemos reaquecer essa mania em Boa Vista e aumentar o número de praticantes, dando as crianças uma nova opção de lazer e assim, quem sabe, fomentar a realização de campeonatos”, analisou.


Além da oficina do Projeto Aprender é Brincar a Escola São Vicente de Paula receberá oficinas de: ballet, guitarra, bateria, desenho, artesanato e teatro, apresentações de grupos teatrais e de dança aérea.


Histórico do Circuito Cultural


Em 2010, o Circuito Cultural do SEBRAE, uma das ações do projeto de empreendedorismo Cultural da Instituição, visitou os municípios de Bonfim, Cantá, Mucajaí e Iracema e a Escola São José, em Boa Vista, tendo uma aceitação muito positiva nesses locais. O projeto conta com as parcerias do Governo do Estado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, IFRR, Coletivo Canoa Cultural, Ponto de Cultura A Bruxa Tá Solta, Malandro é o Gato, Feras do Amazonas, Arteatro, Criarte teatral, Cia de dança Cruviana e Locombia.


WEB TV Canoa Pop - Banda Mr. Jungle se apresentando no Canoa na Estrada/Circuito Cultural SEBRAE-RR no Município do Cantá




Serviço:


Circuito Cultural SEBRAE-RR/Canoa na Escola – Oficinas, apresentações teatrais e dança.


Escola São Vicente de Paula – Av. Nossa Senhora da Consolata


Dia 30 de abril a partir das 8h30


Entrada Franca


Mais informações: Tahis Horta (SEBRAE) 2121-8075 e Manoel Vilas Boas (Coletivo Canoa Cultural) 8115-4400



Dúvidas, críticas, elogios e, é claro, reclamações:


www.pablofelippe@gmail.com
nucomcanoa@gmail.com
canoapop@gmail.com


9115-3431 (VIVO)
8125-8437 (TIM)
8802-8142 (OI)
Aceito a doação de um celular da CLARO


Pablo Felippe - Editor do Blog Canoa Pop


(É claro que um simples comentário na postagem também resolve. Abraço!)



Nenhum comentário: