segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

E assim foi o mês de novembro - Parte I: Ação em defesa do Rio Branco reúne diversos artistas nesta sexta, 30.11

O mês de novembro foi tão corrido que até o Blog Canoa Pop teve de dar uma parada. Mas agora, com a chegada do dezembro, vamos mostrar o que aconteceu nesses 30 dias não registrados. Ah... dois avisos, vai se preparando, pois rolou coisa pra caramba e não estranhe, a retrospectiva vai rolar de traz pra frente.


Texto adaptado do original veiculado na Página Canoa Pop do Jornal Folha de Boa Vista do dia 29.11

É cada vez maior a relação entre artistas e causas ambientais. Essa tendência mundial também pode ser vista de maneira mais ampla em Roraima. Depois do Mirandinha Eco Fest, evento realizado em julho, a Terra de Macunaima receberá, na próxima sexta, 30.11, o Ato Show da Campanha Salve o Rio Branco, ação feita pelo Movimento Puraké, que tem por objetivo, segundo os organizadores, defender o Rio Branco, e contará com a participação de diversos artistas, representantes de vários seguimentos musicais.

As bandas Epístula, SL-16, Paçoquinha de Normandia, Jamrock, Mr. Jungle, Povo de Deus. Os cantores, Neuber Uchôa, Zeca Preto, Eliakin Rufino, Ben Charles, Halisson Crystian, Sergio Barros, Big Nel, Liber Uchôa, Tauã Uchôa e os músicos Pedro Link e Renato José, serão os responsáveis pelas apresentações artísticas do evento.


O grande Jeremias Nascimento comandará a banda Epístula no Ato Show da Campanha Salve o Rio Branco / Foto: Pablo Felippe
Manoel Vilas Boas, do Coletivo Canoa Cultural, grupo que apoia o evento, e também vocalista da banda Mr. Jungle, falou sobre a importância da relação entre a arte e o engajamento ambiental e artistas.

“A onda verde vem crescendo no mundo inteiro. Festivais de música, como o SWU, e partindo para o exemplo local, o Roraima Sesc Fest Rock, levantam a bandeira da consciência ambiental. Nada mais natural que os eventos prioritariamente ambientais possam contar com a participação de artistas. A defesa do meio ambiente é um ato que faz parte da Cultura de um povo, principalmente no contexto do povo amazônico”, analisou o músico e produtor cultural.

Sobre o movimento Puraké e a Campanha Salve o Rio Branco

O Movimento Puraké tem como objetivo favorecer a participação da sociedade no debate sobre o futuro de Roraima, através da divulgação de informações e da abertura de espaços para o diálogo, em busca de um futuro com justiça social, ambiental e econômica.

O Movimento levanta bandeira em defesa do rio Branco, o maior patrimônio natural do povo de Roraima, artéria que drena quase toda a superfície do Estado, lembrando que a saúde deste rio, de seus afluentes e suas nascentes, é indispensável para o futuro de todo o seu povo, rural, urbano e indígena, e que suas águas e margens devem ser protegidas de toda a forma de agressão.

O Ato Show da Campanha Salve o Rio Branco acontece neste sexta-feira, 30.11, a partir das 17h, no final da Av. Santos Dumont, de frente para o Rio Branco e ao lado do restaurante Marina Meu Caso. 

Nenhum comentário: