XXII Feira de Livros do Sesc, cinco dias que agitaram Boa Vista |
Uma semana de evento, 15.129 mil pessoas, diversas escolas e uma gama de atividades culturais. A 22ª edição da maior feira de livros de Roraima, a Feira de Livros do Sesc, aconteceu de 22 a 26 deste mês no complexo do Sesc Mecejana, com 12 horas de programação diária. A Feira trouxe à sociedade roraimense as várias faces da literatura: escrita, falada, narrada, em versos, em contos ou mesmo digital. Tudo isso num único evento, gratuito e acessível.
Em cinco dias de evento, a Feira ficou marcada por integrar diversas artes. Desde a arte da leitura, a arte da música e do audiovisual. A programação reuniu stands com inúmeras obras literárias, espaço para contação de histórias, espaço para a diversão da criançada, cinema, arena de jogos, pocket shows e intervenções artísticas.
Com o tema “Literatura e Sociedade”, a 22ª edição da Feira de Livros conseguiu alcançar um público de todas as idades, mas com um único objetivo: viajar no mundo da leitura. Foram inúmeras visitas, encontros e experiências literárias trocadas ao longo da programação da Feira.
Além das exposições literárias e atividades complementares, a Feira também teve a parte formadora com a oferta de oficinas de cartoon, fantoches, blogs e cordel. O evento buscou ainda promover debates a cerca da literatura nos dias atuais e para juventude, como as mesas redondas “Clássicos da Literatura na contemporaneidade: reflexões”, “Literatura e Jornalismo: Usos e desusos das mídias sociais” e “Literatura e Juventude: Tendências e possibilidades”. O evento também promoveu diálogos literários sobre obras nacionais e laboratório de poesias.
As jornalistas Larissa Bortolli Menezes e Paula de Assis Fernandes vieram do Paraná e participaram de Diálogos Literários, Mesas Redondas e ministraram Oficinas durante a XXII Feira de Livros do Sesc |
Para esta edição da Feira, muitos convidados especiais: o escritor e crítico-literário do Rio de Janeiro, João Pedro Fagerlande, autor do livro “Desfiando o ‘Caso do vestido’, um poema drummondiano”; as jornalistas Larissa Bortolli Menezes e Paula de Assis Fernandes, do Paraná e Rafael Gallo, escritor, produtor musical e autor do livro “Réveillon e outros dias”.
O cariorca João Pedro Fagerlande e o Paulista Rafael Gallo também fizeram parte da programação da XXII Feira de Livros do Sesc |
A 22ª Feira de Livros do Sesc ainda presenteou os amantes da sétima arte no encerramento do evento. O lançamento do vide-arte “Xapiri”, um filme experimental produzido a partir de manifestos da cultura Yanomami, fez parte do último dia de programação da Feira de Livros e encantou o público presente com a riqueza cultural desse povo.
Para a gerente de Cultura do Sesc Roraima, Carolina Andrade, a Feira foi diversificada e atendeu ao público de todas as idades. “A Feira foi bem diversificada, abordou o tema literatura e sociedade, através de várias linguagens. O evento trouxe a oportunidade de conhecimento, de informação ao público, em todas as instancias e todas as idades. Desde criança até adulto. Desde ensino infantil, a média, universitário, pesquisadores, doutores, um público bem diversificado e uma programação multicultural”, comentou.
O Líder Indígena Davi Kopenawa e a Gerente de Cultural do Sesc/RR Carolina Andrade |
Felipo Abreu, Coordenador de Cultura do Sesc/RR |
Nenhum comentário:
Postar um comentário